Diferença entre auditoria interna e externa

1
684

QUESTÃO CERTA: A diferença básica entre a auditoria interna e a externa refere-se ao grau de independência existente.

QUESTÃO ERRADA: A auditoria externa deve atuar permanentemente e continuamente, exercendo um controle prévio, concomitante e consequente.

QUESTÃO ERRADA: A auditoria externa é permanente, enquanto a auditoria interna é periódica.

Inverteu. A permanente é a interna, a externa é que é periódica.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a relação do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opção correta: a auditoria interna não tem como objetivo precípuo a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis, sendo executada mais para fins administrativos internos do que para prestação de contas a terceiros.

QUESTÃO ERRADA: Embora as técnicas de trabalho das auditorias interna e externa não apresentem diferenças fundamentais, a auditoria interna goza de maior credibilidade perante os usuários do campo externo da empresa, por conhecer melhor a situação desta e por dispor de informações mais detalhadas. Em compensação, a auditoria externa está mais habilitada a perceber as ineficiências de ordem administrativa e operacional.

Auditoria externa: goza de maior credibilidade perante os usuários do campo externo da empresa, por ser composta de profissionais que não fazem parte da estrutura organizacional da empresa auditada, o que lhe concede maior independência.

Auditoria interna: Mais habilitada a perceber as ineficiências de ordem administrativa e operacional, pois faz parte da empresa e conhece a fundo suas peculiaridades.

QUESTÃO CERTA: A auditoria interna consiste na realização de atividades estabelecidas ou providas como um serviço direcionado à entidade e inclui, entre outros, o exame, a avaliação e o monitoramento da adequação e efetividade dos controles internos.

Item certo. Segundo a NBC TI 01, “a atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios”.

Objetivamente, a auditoria interna tem por finalidade principal assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Para atingir isso, utilizam-se os procedimentos de auditoria que constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos.

QUESTÃO ERRADA: Acerca dos objetivos da auditoria de demonstrações contábeis, julgue o item a seguir, com base nas normas brasileiras de contabilidade: comentar sobre as demonstrações contábeis nos relatórios de auditoria e fornecer opinião sobre a eficácia do controle interno são atribuições que integram os objetivos gerais do auditor.

A questão disse auditoria de demonstrações contábeis no começo da assertiva. Logo, se refere ao papel do auditor independente, também conhecido como auditor externo. É o que o Tribunal de Contas faz: comenta sobre as demonstrações contábeis de um órgão, entidade, ou seja, de qualquer um que arrecade, guarde, administre, gerencie bens ou recursos públicos. Também podemos citar a Pricewaterhousecoopers, empresa privada que realiza auditoria externa / independente em uma empresa que possui ações listadas na bolsa de valores, por exemplo – tudo para conferir mais credibilidade a tais relatórios financeiros. Nós, na condição de cidadãos, queremos saber para onde vai o nosso dinheiro, ou nós, como acionistas, queremos saber como a empresa está administrando o negócio.

No entanto, existe, dentro das organizações (públicas e privadas), a auditoria interna – composta por seus próprios funcionários. Segundo a instituição COSO (autoridade que fala muita coisa sobre auditoria interna), um dos papéis da auditoria interna é justamente avaliar o sistema de controle interno das organizações. Controle interno é ilustrado, por exemplo, pelo registro, anotação, contagem de estoque, guarda de documentos e fichários, isto é, procedimentos padrões realizados por seus funcionários. Esses elementos patrimoniais de controle são objeto / alvo da auditoria interna que checa se está tudo sendo feito dentro de parâmetros pré-estabelecidos.O auditor interno pode checar os fichários e tais registros. A questão disse que cabe à auditoria de demonstrações contábeis (sinônimo de auditoria externa) um dos papéis da auditoria interna (fornecer opinião sobre eficácia do controle interno) — o que torna o item errado.

Advertisement

Item 12.1.1.3 – A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

QUESTÃO ERRADA: Caso uma sociedade anônima de capital aberto adquira tablets de última geração para que os estagiários pesquisem sobre novas tecnologias a serem aplicadas na empresa, a auditoria independente deverá avaliar a eficiência e a eficácia da medida, com a adequada aplicação de procedimentos e técnicas para a obtenção de evidências suficientes para a formação de opinião.

A auditoria independente em empresas foca as demonstrações contábeis, quem cuida da parte operacional (descrita no exemplo dado pela banca) é auditoria interna.

QUESTÃO CERTA: Quanto às diferenças entre auditoria externa e interna, é correto afirmar: o auditor externo não pode ter vínculo empregatício com a empresa.

QUESTÃO CERTA: A auditoria interna se distingue da auditoria externa, entre outros aspectos, por ser responsável pelo exame dos processos operacionais, contábeis e sistêmicos.

Exame dos processos operacionais, contábeis e sistêmicos significa exame do controle interno (processos operacionais, contábeis e sistêmicos). É o auditor interno, funcionário da própria organização que analisa isso.

QUESTÃO ERRADA: O trabalho realizado pelos auditores internos pode ser relevante para os auditores independentes, visto que, embora os meios utilizados por ambos, para alcançar seus objetivos, sejam, necessariamente, diferentes, os objetivos de suas respectivas funções são semelhantes.

A auditoria interna tem como finalidade avalizar a qualidade e aderência as normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos. Nesse sentido o auditor interno deve examinar a integridade, adequação e a eficácia dos controles internos.

Já a auditoria externa tem como propósito aumentar o grau de confiança das DCs por parte dos usuários. Desse modo o auditor expressa uma opinião sobre as demonstrações contábeis em todos os aspectos relevantes em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui