Diferença: auditor interno e auditor externo (independente)

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QUESTÃO CERTA: Com relação aos conceitos gerais de auditoria e às disposições aplicáveis ao setor público, julgue o item a seguir. As atribuições dos auditores internos e externos diferem, pois, no primeiro caso, estão fixadas no contrato de trabalho, como empregado da empresa, e, no segundo, no contrato de prestação de serviços com o profissional ou empresa. O auditor interno tem responsabilidade essencialmente trabalhista; o externo, responsabilidade profissional, civil e criminal.

Realmente, o auditor interno é empregado da empresa ou servidor do órgão/entidade e, de maneira geral, sua responsabilidade é primordialmente trabalhista.

Já o auditor independente é um terceiro que presta serviço profissional e qualificado para a empresa auditada e, dessa forma, está sujeito não apenas à responsabilidade profissional como civil e criminal.

QUESTÃO ERRADA: O escopo dos trabalhos do auditor interno deve ser fixado pela gerência, contudo o trabalho do auditor externo é predefinido no contrato.

“Uma das características que distingue a auditoria externa é justamente o grau de independência que o auditor pode, e deve manter em relação à entidade auditada. A independência do auditor externo deve ser absoluta, e jamais poderá aceitar imposições da empresa quanto ao procedimento que deverá adotar para a realização da auditoria, nem quanto às conclusões a que deve chegar.”

escopo dos trabalhos de auditoria interna é definido pelo próprio auditor,

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 a partir de seu julgamento profissional. O auditor interno, entretanto, por ser um funcionário da empresa, deve levar em consideração os objetivos e as diretrizes da alta administração.

O escopo do auditor externo também é definido pelo próprio auditor externoe isso não está definido em contrato. O que será definido no contrato celebrado entre auditor externo e empresa contratante são as condições do trabalho a ser realizado, como valor, número de profissionais, objetivo do trabalho, etc.

QUESTÃO CERTA: Com base nas normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir. No planejamento para a execução dos trabalhos da auditoria interna, os fatores relevantes que devem ser considerados incluem a orientação emanada e as expectativas manifestadas pela administração da entidade. Paralelamente, devem-se adotar procedimentos que estejam em consonância com as políticas de gestão de risco definidas e adotadas pela entidade.

Auditores internos são funcionários da empresa. Portanto, deve respeitar as orientações da alta administração.