Deterioração física obsolescência

0
189

NBC T SP 16.10

17. Quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser utilizado o valor de mercado.

Estoques no caso de deterioração devem ser avaliados:

  • Segundo o MCASP: pelo valor realizável líquido;

  • Segundo a NBT 16.10: pelo valor de mercado.

Imagine que no estoque existam computadores que valham, ao todo, (valor de mercado): R$ 10.000,00 Houve uma inundação no estoque e os computadores foram danificados. A pergunta é: quanto valem esses computadores agora? (Mensuração), resposta: valor de mercado. Ninguém pagará mais os R$ 10.000,00 Isso é o que a norma quer dizer, na sua linguagem confusa.

QUESTÃO ERRADA: Com base na Norma Brasileira de Contabilidade NBC T SP 16.10, que trata da avaliação e mensuração de ativos e passivos em entidades do setor público, julgue o item subsequente. O valor histórico

Advertisement
deve ser utilizado como base de mensuração no caso de deterioração física parcial dos estoques.

QUESTÃO CERTA: Quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve-se considerar o valor de mercado.

QUESTÃO ERRADA: o valor de liquidação deve ser utilizado quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos.

QUESTÃO ERRADA: Em relação aos procedimentos de avaliação do estoque, quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser adotado o valor realizável líquido.