Demonstrativos e obrigação reconhecida

0
104

QUESTÃO CERTA: Sendo uma obrigação decorrente de serviços educacionais contratados de empresas privadas reconhecida pela União, toda a transação deve constar nos demonstrativos consolidados.

O verbo “reconhecida” se refere à “obrigação”
 

Portanto, podemos reescrever a frase assim: “Sendo uma obrigação reconhecida pela União, toda a transação deve constar nos demonstrativos consolidados”.
 
Logicamente, se a União reconheceu (apropriou) a obrigação, mesmo que de terceiros, deve constá-la em seus demonstrativos consolidados.

NBC T 16.7 Item 5. As demonstrações consolidadas devem abranger as transações contábeis de todas as unidades contábeis incluídas na consolidação. Logo, uma obrigação reconhecida, ou seja, que atenda aos critérios de reconhecimento, será consignada nas demonstrações contábeis consolidadas.

QUESTÃO ERRADA: O reconhecimento, pela União, da depreciação de um bem móvel deve ser excluído no processo de consolidação.

A consolidação é um processo simétrico e busca evitar a dupla contagem de transações ou saldos entre unidades, aumentando assim a utilidade dos dados consolidados. Das demonstrações contábeis consolidadas devem ser excluídas:

  • As participações nas empresas estatais dependentes;

  • As transações e saldos recíprocos entre entidades;

  • As parcelas dos resultados do exercício, do lucro ou prejuízo acumulado e do custo dos estoques ou ativo imobilizado ou intangível que corresponderem a resultados ainda não realizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui