Definição de PIB

0
421

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Com relação ao Produto Interno Bruto − PIB, é correto afirmar: caracteriza a produção alcançada em território nacional, independentemente da origem dos fatores de produção.

Parte superior do formulário

CERTO: Produto Interno Bruto (PIB): expressão monetária dos bens e serviços finais produzidos dentro dos limites territoriais econômicos, independentemente da origem dos fatores de produção.

QUESTÃO CERTA: A macroeconomia aborda as relações das variáveis econômicas no agregado, sendo uma das principais variáveis o PIB (Produto Interno Bruto). No que diz respeito a esta variável é correto afirmar que: O PIB é a soma do valor adicionado na economia em um dado período, sendo que sob a ótica da renda, insto refere-se a soma de impostos indiretos e da remuneração dos fatores de produção, ou seja, a renda do trabalho e a renda do capital. 

QUESTÃO CERTA: O PIB expresso a preços correntes aumenta ao longo do tempo, basicamente, devido à elevação na produção dos bens como um todo e ao aumento dos preços dos bens produzidos.

QUESTÃO ERRADA: O produto interno bruto (PIB) é um indicador do tamanho da economia e corresponde à soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. O PIB do Brasil dos últimos 10 anos passou por momentos de crescimento e redução. Acerca do PIB brasileiro, julgue o item a seguir. As estimativas do PIB brasileiro podem ser expressas tanto em unidades monetárias quanto em unidades físicas.

PIB é expresso em valores monetários.

O PIB Nacional pela ótica da renda só pode ser expresso em unidades monetárias, por definição.

O PIB Nacional pela ótica da demanda e da oferta, devido a incluir bens e serviços não há como expresso em unidades físicas.

QUESTÃO ERRADA: O Produto Interno Bruto (PIB) representa o valor monetário de todos os bens intermediários – a exemplo do aço a ser transformado em martelos – e finais – como automóveis e liquidificadores – produzidos em um país, em certo período de tempo, em cujo cálculo não são considerados os serviços finais produzidos no país.

Advertisement

Em primeiro lugar, o PIB considera os bens finais. Em segundo lugar, os serviços são computados.

QUESTÃO ERRADA: O PIB representa a soma dos valores agregados de todos os bens e serviços finais produzidos no território econômico nacional, excluídos os bens que resultaram do emprego de recursos de não residentes.

O erro está no final:

O PIB é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado período de tempo por residentes e não residentes.

Quando se trata de PIB, a questão é meramente GEOGRÁFICA, não interessando a origem da mão de obra utilizada na produção. Logo, se foi produzido internamente, dentro dos limites geográficos, é PIB.

QUESTÃO ERRADA: O PIB da região Norte corresponde à soma de toda a produção de bens e serviços da região, em determinado período de tempo.

O erro está em dizer que é a soma de TODA a produção de bens e serviços. Na verdade, é a soma de toda a produção FINAL.

O PIB de determinada região é dado pelo valor de mercado de toda a produção de bens e serviços de determinada região em determinado período de tempo – ou seja, para podermos somar bananas e laranjas precisamos ponderá-las pelos seus preços e não somar suas quantidades.

QUESTÃO ERRADA: As despesas com o seguro-desemprego constituem gastos do governo federal e, portanto, são incluídas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.