Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: O conceito de custo-meta ou custo-alvo pode ser definido como sendo: uma estratégia de gestão de custos que, a partir do preço de mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou serviços. Essa estratégia é mais eficaz quando ocorre na fase de projeto do produto.
É exatamente isto. O custo meta parte do custo praticado no mercado para um determinado produto e desconta a margem de lucro que a empresa espera obter naquele produto para chegar ao custo-meta, depois controla seus custos para que o custo real seja igual ou menor que o custo-meta.
Como se parte do custo de mercado, fica claro que este conceito poderá ser usado por empresas que vendem produtos idênticos aos já existentes no mercado o pelo menos similares (por isso que para carros por exemplo há tantas classificações: sedã médio, SUV full size, etc. Os carros das diferentes montadoras não são idênticos, mas são posicionados em classificações por suas similaridades).
Empresas realmente inovadoras são formadoras de preço e até poderiam usar o custo-meta baseada no preço pelo qual ofertarão o produto no mercado, mas nesse caso existe uma chance maior de erro.
QUESTÃO ERRADA: O custo-meta objetiva a redução de custos em todas as fases de produção da mercadoria.
QUESTÃO ERRADA: Custo-meta é o processo de determinação do custo mínimo admissível de um novo produto, seguido do desenvolvimento de um protótipo que possa ser lucrativamente construído para esse custo mínimo.
Custo meta – É uma estratégia de gestão de custo que, a partir do preço de mercado e da margem de lucro desejada, estabelece um teto de custos para os produtos e serviços.
QUESTÃO CERTA: Considere que determinada empresa esteja desenvolvendo um novo modelo de modem cujo valor de venda, por questões de mercado, não ultrapassará R$ 40,00. Considere, ainda, que, para a produção de 10.000 unidades do novo modelo ― todas com previsão de venda ―, a empresa tenha investido R$ 200.000,00. Considere, por fim, que a empresa tenha adotado uma taxa mínima de retorno de 35% para todos os seus investimentos. Nessa situação, o custo-meta para cada modem é igual a R$ 33,00.
Preço de Venda = R$ 40,00
Quantidade vendida = 10 000
Investimento = R$ 200 000
Lucro desejado = 35% do Investimento, ou seja, R$ 70 000
Aplicando a teoria o Custo-Meta teremos:
Lucro desejado = Preço de Venda x Quantidade vendida – Investimento – Quantidade vendida x Custo Unitário
70 000 = 40 x 10 000 – 200 000 – 10 000 x C Uni
70 000 = 400 000 – 200 000 – 10 000C Uni
10 000 C Uni = 130 000
C Uni = R$ 13,00
Como a questão fala de custo meta, teremos que somar os custos, ou seja, basta dividir o investimento pela quantidade vendida e depois soma ao custo unitário, assim teremos:
200 000/10 000
Custo do Investimento unitário será de R$ 20
Custo meta = 20 + 13
Custo meta = R$ 33
QUESTÃO ERRADA: O método ABC tem ligação com a redução de custos ao desenvolver um novo produto.
Negativo. Isso é custo-meta.
QUESTÃO CERTA: O sistema de custo meta é uma metodologia de custeio que parte de fora para dentro da empresa.
O custo-meta (em inglês: target costing) é uma estratégia de gestão de custos que, a partir do preço de mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou serviços
Custo Meta, Target Costing, Custo Alvo:
Preço de Venda – margem do lucro desejado