COSO, informação e comunicação

1
243

QUESTÃO ERRADA: A Organização Sigma e Teta (OST) não vem alcançando na sua totalidade os objetivos estabelecidos em seu processo de planejamento estratégico e identificou como principal causa disso a fragilidade de seus controles internos, pois foram registradas diversas situações que, segundo suas análises, apontam para essa fragilidade e para a necessidade de medidas corretivas urgentes. Com referência a essa situação hipotética e a aspectos correlatos, julgue o item que se segue à luz das disposições do COSO relativas a controle interno. Se eventuais irregularidades detectadas não forem tempestivamente corrigidas por ausência de linha clara e efetiva de comunicação às unidades responsáveis pelo seu gerenciamento, então será necessário que a OST adote medidas para aprimorar o componente ‘avaliação de riscos’ e, com isso, evitar a recorrência das referidas irregularidades.

A questão deixou claro que a comunicação não fluiu como deveria. Neste caso, é o componente “Informação e Comunicação” o problema. 

Advertisement

Notem que a questão diz “Se eventuais irregularidades detectadas não forem tempestivamente corrigidas…”, ou seja, não é questão de detectar os erros ou não.

A causa do problema é a “ausência de linha clara e efetiva de comunicação às unidades responsáveis pelo seu gerenciamento”, então deve-se aprimorar o componente “Informação e Comunicação”.

A empresa deve adotar medidas para aprimorar o componente de ATIVIDADES DE CONTROLE e não AVALIAÇÃO DE RISCOS.

 Atividades de controle: medidas e ações que podem vir a prevenir ou administrar os riscos, de natureza preventiva ou detectiva.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui