COSO e definição de risco

0
621

QUESTÃO CERTA: Julgue os itens seguintes, acerca dos componentes de controle interno, previstos na estrutura integrada do COSO. Risco é a probabilidade de perda ou incerteza associada ao cumprimento de um objetivo

QUESTÃO ERRADA: Segundo o COSO, os controles internos devem ser estruturados com base em cinco componentes, que, em suma, representam os requisitos para se alcançar os objetivos organizacionais. A respeito desse tema, julgue os itens seguintes. Risco é a certeza da ocorrência de qualquer fato interno ou externo que possa afetar o alcance de objetivos organizacionais.

Risco – A possibilidade de que um evento ocorra e afete desfavoravelmente a realização dos objetivos.

Um evento é um incidente ou uma ocorrência gerada com base em fontes internas ou externas, que afeta a realização dos objetivos. Os eventos podem causar impacto negativo, positivo ou ambos. Os eventos que geram impacto negativo representam riscos.

Advertisement

Da mesma forma, o risco é definido como segue: O risco é representado pela possibilidade de que um evento ocorrerá e afetará negativamente a realização dos objetivos.

Oportunidade é a possibilidade de que um evento ocorra e influencie favoravelmente a realização dos objetivos

QUESTÃO CERTA: As entidades enfrentam vários riscos de origem interna e externa. Define-se risco como: a possibilidade de um evento ocorrer e afetar adversamente a realização dos objetivos.

O risco é um evento futuro e incerto (ou seja, ainda não ocorreu, e nem há certeza de que irá ocorrer) que, caso ocorra, pode impactar negativamente o alcance dos objetivos da organização.