COSO: Custo-benefício dos controles

0
251

QUESTÃO ERRADA: No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno, considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem. O custo não pode ser utilizado como argumento para limitar a implementação do controle interno em uma entidade, tendo em vista a relevância desse controle para o funcionamento da entidade.

Limitações

A despeito de oferecer importantes benefícios, o gerenciamento de riscos corporativos está sujeito a limitações. Além dos fatores discutidos anteriormente, as limitações originam-se do fato de que o julgamento humano, no processo decisório, pode ser falho, as decisões de respostas a risco e o estabelecimento dos controles necessitam levar em conta os custos e benefícios relativos.

Podem ocorrer falhas causadas por erro ou engano humano, os controles podem ser anulados por conluio entre duas ou mais pessoas, e a administração tem o poder de recusar-se a aceitar as decisões de gestão de riscos. Essas limitações impedem que o conselho de administração e a diretoria executiva tenham absoluta garantia da realização dos objetivos da organização.

QUESTÃO ERRADA: Para ter uma correta avaliação do desempenho da empresa, seu administrador não deve medir esforços na implementação de todos os controles que possam fornecer alguma informação adicional sobre as atividades realizadas.

Advertisement

Conforme preconiza o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) deve-se atentar para o custo-benefício dos controles implementados. Não sendo, porém, conveniente a implementação de todos os controles na avaliação das atividades controladas.

QUESTÃO ERRADA: No modelo COSO, a avaliação de riscos é um dos componentes essenciais de um sistema de controle interno efetivo. Com base nessa informação, julgue os itens subsecutivos. O processo de avaliação de riscos envolve requisitos de formalização e estruturação, o que impede sua aplicação a entidades de pequeno porte.

Processo de avaliação de risco é para QUALQUER TIPO de entidade (grande, média, pequena), obviamente levando-se em conta a relação Custo X Benefício. Aquele não pode ser maior do este.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui