COSO e Conciliação Bancária

1
412

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a estrutura integrada do COSO, um sistema de controle interno eficiente deve contar com atividades de controle apropriadas. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir. A realização de conciliação bancária periódica não pode ser considerada como uma atividade de controle, uma vez que é realizada posteriormente às operações bancárias.

A conciliação bancária é uma forma de monitoramento, e este é uma forma de controle. O Controle é contínuo, portanto não importa se realizado antes ou depois de algum evento.

No caso da conciliação bancária, é um controle DETECTIVO. Busca detectar irregularidades/erros. Existem também os controles PREVENTIVOS, que buscam prevenir estas irregularidades de ocorrer. Exemplo, segregação de funções.

QUESTÃO CERTA: A principal finalidade da conciliação bancária é verificar se a movimentação bancária corresponde à movimentação registrada nos controles da empresa. Sendo assim, quando o saldo do extrato bancário não confere com o saldo do controle auxiliar, é necessária a elaboração de uma composição de saldo contendo a explicação da diferença existente entre as duas fontes de informações.

Exemplo: Pode acontecer de um cheque emitido pela empresa não ter sido apresentado ao banco, assim o saldo contábil estará menor que o do extrato bancário, pois o cheque já estará contabilizado.

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a denominação correta de cada um desses procedimentos: conciliação: verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas da entidade fiscalizada;

QUESTÃO ERRADA: O auditor constata que uma conciliação bancária preparada pelo auditado está correta se, a partir do saldo presente nos livros contábeis, chega ao saldo do extrato bancário mediante a soma dos depósitos em trânsito e dos cheques sem fundos e a subtração dos cheques ainda não descontados.

Advertisement

A conciliação objetiva verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas. Um exemplo de conciliação é o confronto dos extratos bancários com os registros contábeis. Para verificar se a conciliação está correta o auditor deve, a partir do saldo do extrato bancário somar os valores lançados a crédito na contabilidade e ainda não debitados pelo banco e diminuir os valores lançados a débito na contabilidade e ainda não creditados pelo banco.

Em uma conciliação bancária, para se chegar ao saldo do extrato bancário deve-se partir do saldo presente nos livros contábeis e DIMINUIR os depósitos em trânsito, pois estes ainda não ingressaram na conta bancária. Já os cheques ainda não descontados devem ser SOMADOS, pelo mesmo motivo (ainda não foram apresentados ao banco).

QUESTÃO CERTA: Um ponto de controle importante no trabalho de auditoria é a verificação das conciliações bancária, de contas a receber e de contas a pagar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui