COSO e comprometimento do controle interno

0
104

Os controles internos auxiliam na consecução dos objetivos, mas não garantem que eles serão atingidos. Isto ocorre devido, principalmente, a três motivos básicos:

Custo/benefício. Todo controle tem um custo, que deve ser inferior ao custo da consumação do risco que está sendo controlado.

Conluio entre pessoas. As pessoas responsáveis pelos controles, também podem usar de seus conhecimentos para burlar o sistema com objetivos ilícitos em parceria com outros funcionários, clientes ou fornecedores.

Eventos externos. Eventos externos estão além do controle de qualquer organização podendo ser responsáveis por levar um negócio a deixar de alcançar suas metas operacionais ou até mesmo encerrar com as atividades de uma organização.

QUESTÃO CERTA: No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno, considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem. O conluio entre empregados pode comprometer a eficácia do controle interno de uma organização e prejudicar os objetivos a serem alcançados.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os itens subsecutivos. A implementação do controle interno em uma entidade garante que os objetivos da organização sejam alcançados.

QUESTÃO ERRADA: A respeito da atividade de controle interno, julgue o próximo item à luz das disposições do Committee of Sponsoring Organizations of the Tradeway Commission (COSO). Caso uma organização venha a ser vítima de condutas que objetivem fraudar ou fragilizar seus controles, o aprimoramento dos controles internos dessa empresa constituirá uma medida efetiva para evitar que tais condutas se verifiquem novamente.