Avaliação de Estoques

1
347

4.3.3. Estoques

Os estoques são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição / produção / construção ou valor realizável líquido, dos dois o menor.

Exceção

NBC T 16.10 – AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS EM ENTIDADES DO SETOR PÚBLICO
ESTOQUES 

13. Os estoques são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição ou no valor de produção ou de construção. 

14. Os gastos de distribuição, de administração geral e financeiros são considerados como despesas do período em que ocorrerem. 

15.    Se o valor de aquisição, de produção ou de construção for superior ao valor de mercado, deve ser adotado o valor de mercado,

16.  O método para mensuração e avaliação das saídas dos estoques é o custo médio ponderado. 

QUESTÃO CERTA: Para a avaliação de estoques, deve-se adotar o valor de mercado caso este seja inferior ao valor de aquisição do bem.

Essa é a regra Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 6° edição.

QUESTÃO ERRADA: Como método para mensuração e avaliação das saídas de estoques no setor público, utiliza-se o método do PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) ou o do custo médio ponderado.

17. Quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser utilizado o valor de mercado. 

18.  Os resíduos e os refugos devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido. 

19.  Relativamente às situações previstas nos itens 13 a 18 desta Norma, as diferenças de valor de estoques devem ser refletidas em contas de resultado. 

20. Os estoques de animais e de produtos agrícolas e extrativos são mensurados ou avaliados pelo valor de mercado, quando atendidas as seguintes condições: 
(a)  que a atividade seja primária; 
(b)  que o custo de produção seja de difícil determinação ou que acarrete gastos excessivos. 

QUESTÃO CERTA: Os estoques são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição, produção, construção.

QUESTÃO CERTA: Os estoques de bens distribuídos gratuitamente devem ser valorados a custo ou pelo valor de reposição, o menor dos dois.

CORRETO, bens de distribuição gratuita ou valor irrisório são avaliados pelo custo histórico ou corrente (reposição), dos dois o menor. Quando os bens forem distribuídos gratuitamente ou a taxas não de mercado, os estoques serão valorados a custo ou valor de reposição, dos dois o menor.

QUESTÃO ERRADA: Tanto os bens móveis e imóveis quanto os bens de almoxarifado devem ser avaliados mediante aplicação do sistema PEPS (primeiro que entra primeiro que sai).

Advertisement

O método para mensuração e avaliação das saídas dos estoques é o custo médio ponderado. Pelo método do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período, e do custo de itens semelhantes comprados ou produzidos durante o período. A média pode ser determinada através de uma base periódica ou à medida que cada entrega adicional seja recebida, o que depende das circunstâncias da entidade.

QUESTÃO CERTA: Entre os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no tocante à mensuração e avaliação dos elementos patrimoniais das entidades do setor público, o critério do valor realizável líquido corresponde à importância que a entidade espera obter com a alienação ou a utilização de itens de inventário, depois da dedução dos gastos estimados para seu acabamento, alienação ou utilização.

PORTARIA CONJUNTA STN/SOF Nº 1, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2014 Aprova a Parte I – Procedimentos Contábeis Orçamentários da 6ª edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) Valor realizável líquido Valor realizável líquido é a quantia que a entidade do setor público espera obter com a alienação ou a utilização de itens de inventário quando deduzidos os gastos estimados para seu acabamento, alienação ou utilização.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui