Auditoria: O Que É Opinião Modificada?

0
777

QUESTÃO CERTA: Uma opinião modificada dos auditores independentes, segundo a natureza da opinião que contém, pode ser do tipo: com ressalva, com abstenção de opinião ou adversa.

A NBC TA 705 estabelece três tipos de opinião modificada: opinião com ressalva, opinião adversa e abstenção de opinião.

QUESTÃO CERTA: Cabe ao Auditor independente julgar e avaliar a necessidade de contratação do trabalho de pessoa ou organização em área de especialização, que não contabilidade ou auditoria, quando esse trabalho é utilizado para ajudar o Auditor a obter evidência de auditoria suficiente e apropriada, bem como a utilização do trabalho de auditores internos do auditado. Contudo, o Auditor independente é o único responsável por expressar opinião de auditoria e a responsabilidade não é reduzida pela contratação de especialistas, sendo que a referência ao especialista do Auditor será feita no relatório de auditoria se houver: opinião modificada devido a evidência do especialista do auditor.

NBC TA 620

O auditor não deve fazer referência ao trabalho do especialista do auditor em seu relatório que contenha opinião não modificada.

Se o auditor fizer referência ao trabalho de especialista do auditor em seu relatório porque essa referência é relevante para o entendimento de ressalva ou outra modificação na sua opinião, o auditor deve indicar no relatório que essa referência não reduz a sua responsabilidade por essa opinião

Referência ao especialista do auditor no relatório do auditor independente

Advertisement

Em alguns casos no setor público, a legislação ou a regulamentação pode requerer uma referência ao trabalho de especialista do auditor, por exemplo, para fins de transparência.

Pode ser apropriado em algumas circunstâncias fazer referência ao especialista no relatório que contém uma opinião modificada para explicar a natureza da modificação. Nessas circunstâncias, o auditor pode precisar da permissão do especialista do auditor antes de fazer essa referência.

QUESTÃO CERTA: A abstenção de opinião é circunstância que exige do auditor uma opinião modificada em relação às demonstrações contábeis da empresa auditada.

Não modificada: Opinião sem ressalva.

Modificada: Opinião com ressalva, Abstenção de opinião e Opinião adversa.

QUESTÃO CERTA: O auditor deve modificar a opinião em seu relatório se não conseguir obter evidência apropriada e suficiente para concluir, por exemplo, que as demonstrações contábeis, tomadas em conjunto, não apresentam distorções relevantes.