Auditoria: O Que É Opinião Adversa?

0
1234

Opinião adversa: DISTORÇÕES RELEVANTES e GENERALIZADAS

Quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

QUESTÃO ERRADA: Se os procedimentos contábeis de determinada entidade não atenderem aos princípios fundamentais de contabilidade, o auditor que atuar sobre essa entidade estará obrigado a emitir parecer de auditoria adverso.

RELEVANTES E GENERALIZADAS = ADVERSO

RELEVANTES E NÃO GENERALIZADAS = COM RESSALVA

Como a questão não especificou, Falso.

QUESTÃO ERRADA: Ao emitir opinião adversa, o auditor concluiu, por meio de evidências, que há distorções irrelevantes no objeto.

QUESTÃO CERTA: Opinião adversa aplica-se: às demonstrações contábeis que apresentam distorções relevantes e generalizadas.

QUESTÃO CERTA: O auditor, quando obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, deve expressar-se por meio de: opinião adversa.

QUESTÃO CERTA: Segundo a NBC TA 705, que trata da opinião do auditor independente, caso as demonstrações contábeis apresentem distorções relevantes que, no julgamento do auditor, estão disseminadas em vários elementos, contas ou itens das demonstrações financeiras, esse profissional deve emitir um relatório: com opinião adversa.

QUESTÃO CERTA: Se a evidência obtida pelo auditor for apropriada e suficiente, mas as demonstrações contábeis apresentarem distorções relevantes, o julgamento em relação à disseminação generalizada dos efeitos ou possíveis efeitos dessas distorções definirá se a opinião a ser emitida pelo auditor será adversa ou com ressalva.

Distorções Relevantes + Não generalizado – Com ressalva

Distorções Relevantes + Generalizado – Opinião Adversa

Impossibilidade de obter evidências apropriadas e suficientes + Não generalizado – Com ressalva

Advertisement

Impossibilidade de obter evidências apropriadas e suficientes + Generalizado – Abstenção de Opinião

NBC TA 705 – MODIFICAÇÕES NA OPINIÃO DO AUDITOR INDEPENDENTE

Opinião com ressalva 7. O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando:

(a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou (b) ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para suportar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

Opinião adversa 8. O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui