Auditoria: O Que É Inspeção?

0
1201

QUESTÃO CERTA: A Companhia de Transportes Urbanos e Interurbanos do Estado visando à renovação da frota, no exercício de 2015, comprou 20 ônibus novos. Na auditoria das demonstrações contábeis da empresa, o Auditor ao examinar a transação de compra dos ônibus, segundo as Normas Brasileiras de Auditorias – NBC TAs, aplicou o procedimento de auditoria denominado: inspeção.

A NBC TA 500 enumera os seguintes procedimentos utilizados pelo auditor na condução de uma auditoria:

  1. Inspeção: envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

QUESTÃO CERTA: O exame de registros e documentos com vista à obtenção de evidência de autorização é um exemplo de aplicação do procedimento de auditoria denominado inspeção.

NBC TA 500 – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA

Inspeção

A14. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo. A inspeção de registros e documentos fornece evidência de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção. Um exemplo de inspeção utilizada como teste é a inspeção de registros em busca de evidência de autorização.

QUESTÃO CERTA: Inspeção consiste em verificar os registros das transações contábeis por meio da análise de documentos e ativos tangíveis.

QUESTÃO CERTA: Na realização dos trabalhos de auditoria na empresa Vende Bem do Brasil S/A, o auditor interno, com o objetivo de obter razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, procedeu a verificação de registros, documentos e ativos tangíveis. Neste caso, o auditor aplicou o procedimento de auditoria denominado: inspeção.

QUESTÃO CERTA: A evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida pela execução de procedimentos de auditoria. O exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo é efetuado mediante o procedimento de auditoria denominado: inspeção.

QUESTÃO CERTA: A constatação de que o objeto em exame apresenta total condição de uso é um dos requisitos que devem ser atendidos quando aplicada a técnica de auditoria conhecida como: inspeção física.

NAG 

4402.2.6 – Inspeção física: é o ato físico de verificação, atento e minucioso do objeto (ex. bens móveis e imóveis) sob exame, dentro ou fora das instalações do ente auditado, observando-o no seu aspecto estrutural, com o objetivo precípuo de constatar a sua existência, características ou condições físicas.

Advertisement


Para se constatar que o objeto está em condições de uso, deve-se inspecioná-lo. Dessa forma, a única opção plausível seria a inspeção física, às vezes chamada apenas de inspeção, e outras, de inspeção in loco.

QUESTÃO CERTA: O auditor ao verificar na folha de pagamentos se as verbas pertinentes ao FGTS e INSS foram calculadas adequadamente, atendendo a legislação trabalhista, realiza o procedimento de cálculo de: inspeção.

QUESTÃO CERTA: Os procedimentos de auditoria interna incluem testes de observância, que visam a avaliação da capacidade e efetividade dos controles internos, e dos quais fazem parte: inspeção.

Inspeção: Envolve o exame de registros ou documentos (exame documental), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção que indica uma Técnica de Auditoria corretamente definida: Indagação Escrita ou Oral – exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.

A alternativa está incorreta, pois apresenta o conceito de inspeção de registros e documentos como sendo Indagação Escrita ou Oral.

Apenas para simplificar um pouco:

1. Inspeciono documentos ou promovo a inspeção física de um ativo;

2. Observo o trabalho de funcionários da organização;

3. Recalculo ou confiro o cálculo executado por pessoas da organização;;

4. Indago pessoas da própria organização;

5. Reexecuto o que foi executado por funcionários da organização

6. Confirmo externamente à organização informação junto a fornecedores, bancos e demais parceiros;

7. Correlaciono informações junto a pessoas independentes da própria organização;

8. Examino os registros da organização – como controles, relatórios, mapas;

9. Faço o corte das operações (cut-off) que representa uma fotografia / seção de um dado processo da organização.