Auditoria governamental e parecer com ressalva

0
624

QUESTÃO CERTA: A respeito de auditoria no setor público, julgue os itens seguintes. Caso o auditor tenha dúvida a respeito de um ou mais elementos específicos e relevantes das demonstrações contábeis, ainda que não sejam fundamentais para a sua compreensão, ele deve emitir parecer com ressalva.

Parecer com Ressalvas: é usado quando o auditor discordar ou tiver dúvida quanto a um ou mais elementos específicos das demonstrações contábeis que sejam relevantes, mas não fundamentais para a compreensão delas.

Na auditoria pública não existe o parecer com abstenção de opinião, somente na auditoria independente.  Na auditoria pública usa-se o certificado. O parecer externaliza a conclusão do Sistema de Controle Interno. 

QUESTÃO ERRADA: Quando as demonstrações financeiras não tiverem sido elaboradas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade, o auditor deve emitir parecer adverso e, caso o efeito seja de valor muito relevante, ele deve apresentar um parecer com ressalvas.

É o contrário! Quando as demonstrações financeiras não tiverem sido elaboradas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade o é PARECER COM RESSALVA. E caso o efeito seja de valor muito relevante é PARECER ADVERSO.

NBC T 11

11.3.3.1 – O auditor não deve emitir parecer sem ressalva quando existir qualquer das circunstancias seguintes, que, na sua opinião, tenham efeitos relevantes para as demonstrações contábeis:

a) discordância com a administração da entidade a respeito do conteúdo e/ou forma de apresentação das demonstrações contábeis; ou

b) limitação na extensão do seu trabalho.

A questão está errada, porque o auditor teria que emitir parecer com ressalva.

QUESTÃO CERTA: Em nossa opinião, exceto quanto aos possíveis efeitos do assunto mencionado no parágrafo 3, as demonstrações financeiras referidas no parágrafo 1 representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Banco da Amazônia S.A. em 30 de junho de 2009 e 2008, o resultado de suas operações, as mutações do seu patrimônio líquido, os seus fluxos de caixa e os valores adicionados nas operações referentes aos semestres findos naquelas datas, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

Considerando os procedimentos de auditoria e o trecho de parecer acima, julgue os itens a seguir. Com base no trecho do parecer acima, é correto afirmar que os auditores emitiram um parecer adverso.

Nem precisava ler a questão ==> Parecer COM Ressalva (“exceto por”, “exceto quanto”, “com exceção de”).

QUESTÃO ERRADA: Se o auditor encontrar erros em apenas algumas das demonstrações contábeis, mas não em todas, o tipo de parecer emitido em relação a todas as demonstrações deverá ser com ressalvas.

Relevante, mas não generalizado

Demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes————————-> Opinião com ressalva

Impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente——–> Opinião com ressalva

Relevante e generalizado

Demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes ———————–> Opinião adversa

Impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente ——> Abstenção de opinião

QUESTÃO CERTA: O auditor deve, obrigatoriamente, emitir parecer com ressalvas quando a entidade auditada atuar em setor econômico que esteja sujeito a regulamentação específica quanto à adoção de normas contábeis divergentes dos princípios fundamentais de contabilidade.

Advertisement

NBC T 11 (Revogada pela NBC TA 200) item 11.1.1.1 – A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica. 

NBC T 11 (Revogada pela NBC TA 200) item 11.3.3.4 – Na auditoria independente das demonstrações contábeis das entidades, públicas ou privadas, sujeitas a regulamentação específica quanto à adoção de normas contábeis próprias ao segmento econômico, quando elas forem significativamente conflitantes com as disposições contidas no item 11.1.1.1o auditor deve emitir parecer com ressalva.

QUESTÃO ERRADA: No processo de auditoria, após examinadas todas as evidências disponíveis, o auditor pode confiar, integralmente, na fidedignidade e na correção das demonstrações contábeis de uma entidade e, sempre que as evidências sejam insuficientes, o auditor deve fazer ressalvas em seu parecer.

Utilizar a palavra SEMPRE é muito perigosa, pois a emissão do parecer com ressalva pode ser emitido no caso acima, dependendo da menor ou maior relevância da limitação na extensão (de escopo ou de alcance) dos trabalhos.

Do mesmo modo utilizar o termo APENAS, também pode gerar muitos erros, pois, de acordo com o item 11.3.4.1 da NBC T 11, o parecer com ressalva é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de TAL MAGNETUDE que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião. O erro na questão está na utilização da palavra SEMPRE.

Ainda, o auditor deve buscar uma segurança RAZOÁVEL de que as demonstrações contábeis estão livres de irregularidades ou distorções relevantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui