Auditoria e estudo de caso

0
291

Métodos mais empregados nas auditorias operacionais:

– Pesquisa documental: abrange o exame de toda espécie de registros administrativos, inclusive estatísticas oficiais.

– Estudo de Caso: é um método usado para conhecer uma situação complexa, baseado em compreensão abrangente da situação, obtida a partir de sua ampla descrição e análise.

– Pesquisa (survey)pode ser utilizada como estratégia complementar ao estudo de caso.

Na pesquisa experimental procura-se verificar se o programa adotado é a causa do efeito obtido, comparando-se os resultados de dois grupos, um exposto e outro não exposto ao programa.

QUESTÃO ERRADA: Em auditoria operacional, o estudo de caso é o método mais empregado para situações singelas; ele abrange o exame de toda espécie de registros administrativos produzidos pela instituição auditada bem como relatórios de auditorias anteriores.

==>O estudo de caso é para situações complexas, e não singelas.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Em se tratando de auditoria operacional, a pesquisa pode ser utilizada como estratégia complementar ao estudo de caso.

Pesquisa: a pesquisa é uma estratégia metodológica que permite obter informações de caráter quantitativo e qualitativo relacionadas tanto aos aspectos operacionais e gerenciais, como aos resultados esperados. Com frequência, é utilizada em conjunto com estudos de caso como suporte para as análises de caráter qualitativo, típicas dessa última estratégia.

Manual de Auditoria – TCU, Pag 63.