Auditoria e Conferência de Cálculo

0
170

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a denominação correta de cada um desses procedimentos: conferência de cálculos: conferir a apuração realizada por terceiros e, fazendo-se necessária a efetivação de apurações próprias, compará-las, ao final, com aquelas apresentadas pelo fiscalizado.

QUESTÃO CERTA: Os procedimentos adotados para colher evidências sobre os valores constantes das demonstrações contábeis, incluem, no caso de atualização e capitalização do saldo devedor de uma obrigação de longo prazo, a: conferência de cálculos.

A conferência de cálculos objetiva a conferência das operações que envolvam cálculos; na aplicação da técnica, a equipe não deve se limitar a conferir os cálculos realizados por terceiros, fazendo-se necessária a efetivação de cálculos próprios, que serão comparados, ao final, com aqueles apresentados pelo fiscalizado.

QUESTÃO CERTA: Na verificação da correção do cálculo e da adequação do valor atribuído a título de dividendos, o auditor deve levar em conta, além do conhecimento da legislação específica no que se fizer obrigatório, as disposições estatutárias da companhia e, ainda, consultar a ata da assembleia geral que tiver declarado os montantes a serem pagos e a forma de seu pagamento a cada tipo de ação.

A questão trata do procedimento do cálculo, que consiste na verificação da exatidão das somas algébricas apresentas em relação aos documentos que originaram os valores. Dividendos são valores que os sócios têm direito a receber como parte dos lucros da empresa. A lei 6.404 trata do assunto no art 201 e 202;

Advertisement

Além de verificar a Lei, o auditor deve analisar os documentos internos que tratam do assunto, como o estatuto social e as atas de aprovação dos valores que serão distribuídos como dividendos. Com as informações necessárias em mãos o auditor poderá confirmar se os valores apresentados estão corretos.

QUESTÃO CERTA: Pedro, auditor público, analisou os memoriais de cálculos de férias realizados por determinada entidade para o pagamento do benefício de um servidor. A partir dessas informações, é correto afirmar que o procedimento de auditoria utilizado nessa situação foi o de conferência de cálculos