Atividades de investimento

0
131

QUESTÃO ERRADA: Com relação à demonstração dos fluxos de caixa apresentada acima, cujos valores estão em mil reais, julgue os itens a seguir. O fluxo de caixa de investimento é positivo, pois a empresa está convertendo caixa em imobilizado.

Imagem 004.jpg

Fluxo das Atividade de Investimento – Recebimento pela venda de imobilizado.

A empresa está convertendo caixa em imobilizado: errado. É o inverso. A empresa está convertendo imobilizado em caixa.

QUESTÃO CERTA: A partir da ficha de controle de estoque das informações complementares apresentadas acima, julgue os itens subsequentes. O fluxo das atividades de investimento do período é de R$ 111.870, negativo.

QUESTÃO ERRADA: O resgate do principal de aplicações financeiras não classificadas como equivalentes de caixa e os desembolsos de empréstimos concedidos pela empresa constituem saídas de caixa classificadas nas atividades de investimento e evidenciadas na demonstração do fluxo de caixa.

Obtenção e pagamento de empréstimo = atividade de financiamento. O item fala atividade de investimento. ITEM ERRADO.

Imagem 001.jpg

ERRADA. Se somarmos a compra do veículo com a compra do terreno, chegaremos neste valor:

56.890 + 54.980 = 111.870

Ocorre que as duas aquisições foram a prazo. Assim, não entram no Fluxo de caixa. Confira o seguinte trecho do CPC 03 – Fluxo de Caixa:

47. Transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa não devem ser incluídas na demonstração dos fluxos de caixa.

Advertisement

Tais transações devem ser divulgadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas atividades de financiamento e de investimento.

48. Muitas atividades de investimento e de financiamento não impactam diretamente os fluxos de caixa, embora afetem a estrutura de capital e de ativos de uma entidade. A não-inclusão dessas transações é consistente com o objetivo da demonstração dos fluxos de caixa, visto que tais itens não envolvem fluxos de caixa no período corrente.

Exemplos de transações que não envolvem o caixa ou equivalente de caixa são:

(a) a aquisição de ativos com assunção direta do respectivo passivo ou por meio de arrendamento financeiro;

(b) a aquisição de entidade por meio de emissão de ações; e

(c) a conversão de dívida em capital.

Portanto, o fluxo das atividades de investimentos é ZERO.

QUESTÃO ERRADA:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui