Alteração da modalidade de aplicação da dotação

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A modalidade de aplicação das dotações orçamentárias, que se destina a indicar se os recursos serão aplicados diretamente ou indiretamente, mediante transferência ou delegação, deverá ser alterada diretamente no SIAFI ou no SIOP pela Unidade Orçamentária.

QUESTÃO ERRADA: Conforme as necessidades de execução orçamentária, alterações das classificações da modalidade de aplicação poderão ser realizadas diretamente pela unidade orçamentária no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP).

Primeiro ponto importante: O SIDOR (Sistema Integrado de Dados Orçamentários) foi substituído pelo SIOP (Sistema de Planejamento e Orçamento). Essa substituição é verificada na Lei 12465/2011 (LDO 2011 para a LDO 2012), em que não há mais referência ao SIDOR mas apenas do SIOP.

O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP é o sistema informatizado que suporta processos de planejamento e orçamento do Governo Federal. Ele é desenvolvido e colocado em operação pela Secretaria de Orçamento Federal – SOF/MP, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos – SPI/MP, e o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST/MP, para:


I – Elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias –  PLDO


II – Elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA

III – elaboração e revisão do Projeto de Lei do Plano Plurianual – PLPPA



Assim, o SIOP agrega às suas funções as antigas funções do SIDOR. O SIDOR era responsável pelos procedimentos relativos à elaboração do orçamento e dos créditos adicionais. 


Assim, enquanto o SIAFI é responsável pela execução (orçamentária, financeira, patrimonial e contábil), pelo acompanhamento e o pelo controle/avaliação do orçamento, o SIDOR (agora SIOP) realiza principalmente a elaboração orçamentária (resumindo de forma bem simples: a LOA é o produto final do SIDOR / SIOP e o SIAFI “começa” com a LOA)

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Logo, qualquer alteração feita durante a EXCUÇÃO do orçamento será realizada por meio do SIAFI.

EXECUÇÃO – SIAFI

ELABORAÇÃO/planejamento – SIOP

QUESTÃO ERRADA: As alterações orçamentárias são realizadas por meio de créditos suplementares, especiais ou extraordinários, sendo vedada a alteração na modalidade de aplicação.

Não há vedação de alteração na modalidade de aplicação.

QUESTÃO CERTA: Em um dado exercício, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de um ente público autorizava a abertura de créditos adicionais suplementares até o limite de 25% da despesa prevista naquele orçamento. Para fins de cumprimento desse limite: não são consideradas as alterações na modalidade de aplicação do crédito orçamentário.