Absenteísmo e Rotatividade de Pessoal

0
424

Última Atualização 19 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Para melhorar a sua produtividade, a empresa “X” utiliza- se de indicadores de desempenho. As ausências e atrasos dos empregados estão retratados no indicador denominado: Absenteísmo.

Compreendeu o que é absenteísmo?

QUESTÃO CERTA: Os conceitos modernos de planejamento de RH predicam que tal atividade não deve ocorrer de forma estanque, mas sim alinhada com o planejamento estratégico da organização, levando em conta, também, indicadores próprios de gestão de pessoas, como rotatividade e absenteísmo, este último correspondente à soma dos períodos em que os empregados estejam ausentes do trabalho.

QUESTÃO CERTA: No planejamento estratégico da gestão de pessoas, além de conhecer os quantitativos das horas de trabalho por semana e número de empregados da organização, quais índices são necessários? Índices de absenteísmo e de rotatividade de pessoal.

QUESTÃO CERTA: No tocante ao desempenho dos processos, os indicadores relacionados com as pessoas devem monitorar, entre outros fatores, a taxa de rotatividade do pessoal, o absenteísmo e a frequência de licenças médicas.

QUESTÃO CERTA: As estruturas organizacionais convencionais tendem a estabelecer funções permanentes e imutáveis. Além de tornar a organização estática, com pouca capacidade de resposta para as turbulências do mundo moderno, a monotonia criada pela execução de tarefas dentro da mesma rotina, por longos períodos de tempo, leva a problemas comportamentais como: o absenteísmo.

Rotatividade de pessoal ou turnover = A rotatividade de pessoal é expressa por meio de uma relação percentual entre as admissões (entradas) e desligamentos (saídas) com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de determinado período de tempo.

É expressa em índices mensais ou anuais que servem para realizar comparações e fazer diagnósticos para tomada de decisões.

Absenteísmo ou ausentismo (O Cespe já cobrou o segundo termo) = Expressão utilizada para designar a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja por faltas, atrasos ou a algum motivo interveniente.

Absenteísmo ou ausentismo é a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não vêm ao trabalho. Constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho.

Advertisement

As causas relacionadas ao absenteísmo sem afastamento são:
• doença efetivamente comprovada;
• doença não comprovada;
• razões diversas de caráter familiar;
• atrasos involuntários (força maior);
• faltas voluntárias (motivos pessoais);
• dificuldades financeiras;
• problemas de transporte;
• baixa motivação do trabalhador;
• supervisão precária da chefia.
As causas relacionadas ao absenteísmo com afastamento – índice puro referente ao pessoal afastado por período prolongado são:
• férias;
• licenças;
• afastamento por doença;
• maternidade;
• acidente de trabalho.

QUESTÃO CERTA: A fórmula {[(A+D÷2)×100]÷EM}, em que A = admissões de pessoal, D = desligamentos de pessoal e EM = efetivo médio dentro do período considerado para A e D, refere-se ao Índice de: rotatividade de pessoal.

Rotatividade é sinônimo de “entrou, saiu”. Logo, como estamos falando de admissões de pessoal e desligamentos, só pode ser o índice de rotatividade de pessoal.

QUESTÃO CERTA: Pesquisas mostram que, a longo prazo, a liderança centrada em tarefas pode gerar insatisfação e alta rotatividade.

Foi como vimos em questão passada que dizia “monotonia criada pela execução de tarefas dentro da mesma rotina”.

QUESTÃO CERTA: O absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho são reações derivadas da percepção de cada empregado sobre a empresa onde atua.

Sim, porque o que é um bom para dado funcionário, pode ser ruim para outro. É uma questão de como a pessoa enxerga a organização em que trabalha.