Última Atualização 12 de janeiro de 2021
Nesse texto, veremos uma breve, todavia importante, diferença entre gestão do conhecimento, transformação e mudança. Uma coisa é promover a gestão do conhecimento no âmbito de uma organização. Outra é a consequência advinda da gestão propriamente dita.
Iniciando por uma questão da CESGRANRIO:
QUESTÃO CERTA: Em relação à gestão do conhecimento e à aprendizagem organizacional, tem-se que: a gestão se concentra na criação, disseminação e transformação do conhecimento, enquanto a aprendizagem envolve a mudança no estado de conhecimento existente na organização.
A gestão do Conhecimento aqui abordada pode ser definida como um processo amplo e criterioso de identificação, maximização, codificação e compartilhamento do conhecimento estrategicamente relevante para as organizações (TERRA, 2001).” “Aprendizagem organizacional pode ser definida como a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuem a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização. (GUNS, 1998, p. 33). Uma organização que aprende é uma organização habilitada na criação, na aquisição e na transferência de conhecimento e em modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções (KIERNAN, 1998, p. 198).O processo de aprendizagem em uma organização não só envolve a elaboração de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que está ocorrendo em seu ambiente externo e interno, como também a definição de novos comportamentos, que comprovam a efetividade do aprendizado. (FLEURY E FLEURY, 1997, p. 20).
Uma questão da Fundação Carlos Chagas:
QUESTÃO CERTA: As organizações que possuem a Educação Corporativa apresentam características de: agir em consonância com uma cultura de aprendizagem entre consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse e defender a transformação e a mudança como processos contínuos.