Última Atualização 18 de outubro de 2022
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CERTA: Seis Sigma, enquanto metodologia baseada na coleta e na análise rigorosa de dados, é utilizada para a melhoria de processos organizacionais.
O Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica. É considerado um dos principais temas da Qualidade Total. O foco principal do Seis Sigma é a satisfação dos clientes, através da redução de defeitos nos processos e o ótimo desempenho da empresa.
CETRO (2015):
QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresenta a medida de desempenho organizacional a que Chiavenato se refere no trecho abaixo: Six-sigma.
“[…] é uma medida de variação estatística em que já não se busca qualidade pela qualidade, mas pretende-se aperfeiçoar todos os processos de uma organização e serve para a organização toda, desde boletins de tempo de ciclo, dados de defeitos até metas de melhoria nos refeitórios e banheiros […] se aprofunda para descrever a situação atual e prever o futuro.”
Explicação (fonte desconhecida):
“O programa Seis Sigma (Six Sigma) foi criado pelo engenheiro da Motorola Bill Smith com o objetivo de melhorar o desempenho dos processos de produção através de medidas estatísticas permitindo controlar os desvios dos processos e monitorá-lo para ficar dentro de um padrão aceitável e quando ocorresse algum desvio, seria automaticamente tomada uma ação para corrigi-lo e assim ele ficaria sempre dentro do padrão determinado. As ferramentas que o Seis Sigma utiliza são: os fluxogramas, diagramas de dispersão, diagramas de pareto, histogramas, lista de verificação, diagramas de causa-e-efeito e diagramas de controle. O Seis Sigma ferramentas e métodos estatísticos para definir, medir, analisar, melhorar e controlar os processos e produtos. A aplicação do Seis Sigma é feito dentro de um modelo conhecido como DMAIC (Definir – Medir – Analisar – Implantar – Controlar).”
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: Entre as técnicas para aprimoramento da gestão de processos, destaca-se a metodologia Six Sigma, que constrói estatisticamente um indicador do nível de capacidade de processos para cada organização como parâmetro qualitativo para seu desempenho.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO ERRADA: Enquanto método de gestão da qualidade, Seis Sigma corresponde à ação de repensar a essência da organização e reestruturar radicalmente os seus processos, para atingir inovação em custo, qualidade e serviços.
A definição dada é de reengenharia, e não six sigma.
Banca própria MPE-RS (2015):
QUESTÃO CERTA: As cinco etapas compreendidas pela metodologia Seis Sigma são: definir, medir, analisar, melhorar e controlar.
CEBRASPE (2012);
QUESTÃO CERTA: A ferramenta de gestão da qualidade denominada 6 Sigma prevê a redução radical de desperdícios por meio da eliminação de produtos defeituosos.
Entre os principais objetivos do programa Seis Sigma, identificam-se:
1- reduzir o número de defeitos, falhas e erros;
2 – reduzir a variabilidade dos processos;
3 – melhorar os produtos;
4 – diminuir o tempo de ciclo;
5 – otimizar os estoques;
6 – obter custos mais baixos;
7 – melhorar a qualidade;
8 – satisfazer os clientes;
9 – aumentar a lucratividade.
Fonte: Página 112 do livro Gestão da Qualidade.
QUESTÃO CERTA: A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.
QUESTÃO CERTA: Acerca das ferramentas administrativas que apoiam a gestão da qualidade, assinale a opção correta: A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.
QUESTÃO CERTA: O método de melhoria contínua da qualidade que visa à redução das variabilidades é denominado: seis sigma.
QUESTÃO CERTA: O Seis Sigma busca eficácia organizacional nas dimensões: redução do desperdício, dos defeitos e envolvimento das pessoas;
QUESTÃO CERTA: A aplicação do programa Seis Sigma nas empresas tem como um de seus objetivos a redução de desperdícios devido à má qualidade. Uma das particularidades mais relevantes desse programa é: unir as ferramentas estatísticas e não estatísticas para a integração do gerenciamento por processo e por diretrizes, com foco nos processos críticos, nos resultados da empresa e nos clientes.
QUESTÃO CERTA: Entre as técnicas para aprimoramento de pr ocessos destaca-se o Six Sigma
QUESTÃO CERTA: Com relação aos métodos específicos de gestão da qualidade, a ferramenta conhecida como Seis Sigma tem como meta específica: reduzir defeitos para próximo de zero.
QUESTÃO CERTA: A alta administração precisa demonstrar liderança ao promover programas de melhoria da qualidade na prestação de serviços. Sabendo disso, o Secretário de um órgão público decidiu estar à frente da implementação do programa conhecido como “Seis Sigma”, o qual pode ser definido como: metodologia rigorosa e disciplinada para melhorar o desempenho operacional de uma organização ao eliminar defeitos do processo.
QUESTÃO CERTA: Uma empresa fabricante de produtos lubrificantes pretende viabilizar a implantação do programa Seis Sigma no setor responsável pela produção. Analisando-se a produção num determinado período, constatou-se, para essa situação, o tempo médio de produção de um lote de aproximadamente 18 minutos, com desvio padrão de 2 minutos. Um administrador que deseja avaliar se esse processo está de acordo com os parâmetros do programa Seis Sigma deverá utilizar a ferramenta denominada: Análise de Capacidade.
As Sete Ferramentas da Qualidade fazem parte do sistema geral Seis Sigma:
- Folha de Verificação (coleta de dados);
- Estratificação (separação dos iguais em grupos distintos);
- Diagrama de Pareto (identificação dos poucos essenciais);
- Histograma (gráfico de barras para distribuição de frequências);
- Diagrama de Causa e Efeito (análise gráfica – Espinha de Peixe ou Gráfico de Ishikawa);
- Gráfico de Controle (controla os limites das especificações previstas);
- Diagrama de Dispersão (análise da relação entre duas variáveis).
Através do gráfico de controle o profissional pode avaliar se o processo é adequado para a capacidade de produção pretendida no sistema ou se são necessários ajustes (análise de capacidade).
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: O programa Seis Sigma foi criado com o objetivo de melhorar sistematicamente os processos na produção de um produto ou serviço, tendo como base o uso intensivo de ferramentas estatísticas, sendo que:
- o programa considera a variabilidade como uma característica positiva na produção;
- alcançar o sexto sigma significa dizer que a produção possui 3,4 produtos defeituosos a cada 1 milhão;
III. quanto menor o sigma, menos produtos defeituosos vão aparecer. No que se refere ao programa Seis Sigma, está correto o que se afirma somente em: II.
ERRADO I. o programa considera a variabilidade como uma característica positiva na produção – .
Evita-se a variabilidade. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações
CERT0. II. alcançar o sexto sigma significa dizer que a produção possui 3,4 produtos defeituosos a cada 1 milhão
Exatamente essa definição. O sistema 6 SIGMA é uma metodologia que propõe às organizações que busquem processos que tenham desempenho, em termos estatísticos, de, no máximo, 3,4 defeitos a cada milhão de produtos ou serviços produzidos para cada projeto ou cliente.
ERRADO.III. Quanto menor o sigma, menos produtos defeituosos vão aparecer.
Na verdade, é o contrário. Atingir o máximo do sigma é ter excelência. Um produto ou serviço com nível Seis Sigma é 99,9997% perfeito.
Características do Six Sigma:
– Desenvolvido pela Motorola.
– Redução da variabilidade.
– Redução dos defeitos.
– Quanto MAIOR O SIGMA, MENOS DEFEITOS.
RBO (2022):
QUESTÃO CERTA: No contexto do programa, “sigma” é utilizado para descrever proporcionalidade.
As diretivas à seleção de projetos Seis Sigma, como resultado da revisão bibliográfica, encontram-se a seguir:
(a) Seleção de projetos quanto aos resultados potenciais:
- Foco no cliente;
- Ligação com a estratégia do negócio;
- Retorno financeiro.
(b) Seleção de projetos quanto ao problema a ser resolvido:
- Problemas estruturais de causas desconhecidas;
- Proporcionalidade com os recursos disponíveis;
- Potencial de término em curto período de tempo;
- Problemas mensuráveis.