O Que É O Paradoxo Da Ortogonalidade?

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Última Atualização 11 de janeiro de 2021

O Que É o Paradoxo da Ortogonalidade? Você sabe?

Se você trabalha, em algum momento do seu dia-a-dia, você já deve ter ficado muito atarefado a ponto de se perguntar: e agora? Atendo o meu chefe ou ao cliente?

Basicamente, caro (a) leitor (a):

Paradoxo da ortogonalidade é quando o funcionário prioriza o chefe e “esquece” dos clientes.

“Antes, apenas obedecer a ordens hierárquicas era o suficiente e tudo funcionava. Agora, devido ao paradoxo da ortogonalidade, o chefe precisa contribuir na forma hierárquica (fluxo vertical) e o dono do processo precisa coordenar a obtenção da satisfação do cliente, operando de maneira eficiente e eficaz o processo (fluxo horizontal). (MARANHÃO e MACIEIRA, 2004)”.

Uma questão da QUADRIX de 2017 que vai contra o que acabamos de ver:

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QUESTÃO ERRADA: Uma das desvantagens da gestão funcional diz respeito ao paradoxo da ortogonalidade, em que o funcionário deve dar sempre prioridade ao atendimento ao cliente, independentemente de atender seu chefe imediato.

Outra questão da QUADRIX (de 2018):

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o paradoxo da ortogonalidade, os interesses dos chefes são transversais, em torno da organização, e conflitam com os interesses dos clientes, que são verticais ou hierarquizados.

Paradoxo da ortogonalidade —>  Cruzamento entre interesse funcional e interesse do cliente.

A questão inverteu:

Interesse dos chefes: vertical/ hierarquizado

Interesse dos clientes: transversal.