O Que É o Paradoxo da Ortogonalidade? Você sabe?
Se você trabalha, em algum momento do seu dia-a-dia, você já deve ter ficado muito atarefado a ponto de se perguntar: e agora? Atendo o meu chefe ou ao cliente?
Basicamente, caro (a) leitor (a):
Paradoxo da ortogonalidade é quando o funcionário prioriza o chefe e “esquece” dos clientes.
“Antes, apenas obedecer a ordens hierárquicas era o suficiente e tudo funcionava. Agora, devido ao paradoxo da ortogonalidade, o chefe precisa contribuir na forma hierárquica (fluxo vertical) e o dono do processo precisa coordenar a obtenção da satisfação do cliente, operando de maneira eficiente e eficaz o processo (fluxo horizontal). (MARANHÃO e MACIEIRA, 2004)”.
Uma questão da QUADRIX de 2017 que vai contra o que acabamos de ver:
QUESTÃO ERRADA: Uma das desvantagens da gestão funcional diz respeito ao paradoxo da ortogonalidade, em que o funcionário deve dar sempre prioridade ao atendimento ao cliente, independentemente de atender seu chefe imediato.
Outra questão da QUADRIX (de 2018):
QUESTÃO ERRADA: De acordo com o paradoxo da ortogonalidade, os interesses dos chefes são transversais, em torno da organização, e conflitam com os interesses dos clientes, que são verticais ou hierarquizados.
Paradoxo da ortogonalidade —> Cruzamento entre interesse funcional e interesse do cliente.
A questão inverteu:
Interesse dos chefes: vertical/ hierarquizado
Interesse dos clientes: transversal.