Versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações

0
1299

NBC TA 230 A4. O auditor NÃO precisa incluir na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos ou de outro tipo de documentos em duplicata.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC TA 230, que trata da documentação de auditoria, os papéis de trabalhos fornecem evidências relativas ao cumprimento do objetivo global do auditor e da conformidade do planejamento e execução da auditoria. No que tange aos papéis de trabalho, é correto afirmar que: o auditor não precisa manter na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis;

QUESTÃO CERTA: Na documentação de auditoria, deve-se excluir: cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos.

QUESTÃO ERRADA: Por exigência da preservação probatória estabelecida nas normas de auditoria, a documentação de auditoria deve incluir todos os documentos, inclusive versões superadas de documentos e notas que reflitam entendimento incompleto.

ERRADO – “O auditor não precisa incluir

Advertisement
 na documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis, notas que reflitam entendimento incompleto ou preliminar, cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos ou de outro tipo de documentos em duplicata.”

Fonte: NBC TA 230 – Documentação de Auditoria.

QUESTÃO CERTA: Carlos, chefe da auditoria interna de órgão público, visando ao saneamento documental, excluiu da documentação de auditoria versões superadas de papéis de trabalho e demonstrações contábeis. Nessa situação, o servidor agiu acertadamente.

Comentários:

A documentação da auditoria precisa estar sempre atualizada, o que implica estar sempre coerente com a versão atual das demonstrações.

Gabarito: Certo.

Fonte: Direção Concursos.