Valor Realizável

0
411

QUESTÃO CERTA: De acordo com o Pronunciamento Contábil – CPC 00 R1 – Estrutura Conceitual Básica – “Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que, se espera, serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações”. O texto trata da mensuração dos elementos das demonstrações financeiras, mais especificamente sobre o: valor realizável.

QUESTÃO CERTA: Conforme a NBC TG Estrutura Conceitual aprovada pela Resolução CFC n.º 1.374/2011, o valor realizável é a base de mensuração que implica avaliar o ativo de acordo com o: montante de caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada.

QUESTÃO ERRADA: A Resolução CFC n.º 750/1993 dispõe que o princípio do registro pelo valor original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional, os quais, após a sua integração, podem sofrer variações. A respeito das variações do custo histórico, julgue o item seguinte. O valor realizável dos passivos é o valor descontado mantido em caixa e equivalentes de caixa que se espera ser pago para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da entidade.

Advertisement

b) Valor realizável. Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da Entidade; 

Além disso, você poderia já matar a questão ao ler “valor descontado”. O único que é valor descontado é o valor presente.

Resolução 750 CFC Art. 7 §1 I – Custo histórico. Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui