Valor justo bens almoxarifado

0
474

QUESTÃO ERRADA: O valor justo dos bens mantidos em almoxarifado equivale ao preço líquido de realização dos referidos ativos no mercado, deduzidos os impostos e demais despesas aplicáveis à venda, além da margem de lucro.

O correto a se dizer é: o valor justo dos bens mantidos em almoxarifado equivale ao preço líquido de realização dos referidos ativos no mercado, SOMADO os impostos e demais despesas aplicáveis à venda, além da margem de lucro.

VALOR JUSTO = TRANSAÇÃO SEM FAVORECIMENTO. A questão apresenta o conceito de VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO, por isso está ERRADA.

Lei das SA’s

Art. 183, § 1o “Para efeitos do disposto neste artigo, considera-se valor justo:

a) das matérias-primas e dos bens em almoxarifado, o preço pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado; 

ERRADO

e…

CPC 16

9. Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. 

7. O valor realizável líquido refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios. O valor justo reflete o preço pelo qual uma transação ordenada para a venda do mesmo estoque no mercado principal (ou mais vantajoso) para esse estoque ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração. O primeiro é um valor específico para a entidade, ao passo que o segundo já não é. Por isso, o valor realizável líquido dos estoques pode não ser equivalente ao valor justo deduzido dos gastos necessários para a respectiva venda.

QUESTÃO CERTA: Segundo a abordagem de custo, o valor justo de um item patrimonial é o seu custo de reposição corrente.

Advertisement

Lei 6404/76 Art. 183

[…]

§ 1o Para efeitos do disposto neste artigo, considera-se valor justo:

  a) das matérias-primas e dos bens em almoxarifado, o preço pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado;

[…]

São técnicas amplamente utilizadas para avaliação a valor justo:

– Abordagem de Mercado: Utiliza preços e outras informações relevantes geradas por transações de mercado envolvendo ativos, passivos ou grupo de ativos e passivos como, por exemplo, um negócio idêntico ou comparável (ou seja, similar).

– Abordagem de Custo: Reflete o valor que seria necessário atualmente para substituir a capacidade de serviço de ativo (normalmente referido como custo de substituição/reposição atual ou custo de reposição corrente).

– Abordagem de Receita: Converte valores futuros (por exemplo, fluxos de caixa ou receitas e despesas) em um valor único atual (ou seja, descontado). Quando a abordagem de receita é utilizada, a mensuração do valor justo reflete as expectativas de mercado atuais em relação a esses valores futuros. GABARITO: Certo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui