Trabalho em equipe

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Última Atualização 24 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: A equipe é uma unidade básica de desempenho que busca resultados organizacionais relacionados à ação reflexiva dos indivíduos, com espaço aberto para questionamento sobre a lógica do capital.

QUESTÃO ERRADA: A crescente demanda por opiniões novas e criativas capazes de ajudar as organizações na tomada de decisões, em um mundo de negócios globalizado e em constante transformação, motiva o reconhecimento das atividades de inteligência individual em detrimento do trabalho em equipe.

A gestão do conhecimento não incentiva o individualismo! Sua aplicação requer uma visão integrada/holística. Um dos seus objetivos é incentivar o compartilhamento de informações e estimular as pessoas a pensarem em novas formas de fazer o trabalho.

QUESTÃO CERTA: Uma organização que deseja desenvolver uma visão inovadora e dinâmica da sua missão, valoriza em seus colaboradores, sobretudo, a competência interpessoal orientada para: trabalhar em equipe e compartilhar novos conhecimentos e habilidades.

As cinco competências básicas no local de trabalho

1 – Recursos: Identifica, organiza, planeja e aloca recursos;

2- Interpessoal: Trabalha com outras pessoas, relacionamento;

3 – Informação: Obtém e utiliza as informações;

4 – Sistemas: Compreender inter-relações complexas;

5- Tecnologia: Trabalha com uma variedade de tecnologias;

“Conhecer os outros implica inicialmente em ter um vasto conhecimento da natureza humana e das motivações mais comuns e frequentes que impulsionam o Homem a agir. Saber que cada pessoa é específica, original e possui reações próprias; que, em sua formação, cada uma foi marcada por realidades diferentes: meio familiar, escolar, cultural, social e profissional e que cada indivíduo atuará em função de sua experiência de vida. Cada pessoa tem necessidades, que dirigem o seu comportamento, as quais ela procura constantemente satisfazer. Não só as pess oas são diferentes entre si, mas também as necessidades variam de indivíduo para indivíduo. E é essa grande diversidade que se constitui em uma das imensas riquezas humanas, por isso é necessário que se faça respeitar tais diferenças.”

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QUESTAO CERTA: O alicerce fundamental para o desenvolvimento de uma equipe é o desenvolvimento interpessoal. As habilidades interpessoais são facilitadoras de processos grupais básicos, tais como: comunicação; liderança; processo decisório; negociação; administração de conflitos; e análise de processo.

Habilidades interpessoais configuram a capacidade de se relacionar bem com outras pessoas e gerar resultados positivos dessas conexões. Um ambiente munido de fortes habilidades interpessoais é caracterizado por criar interações mais fortes e, consequentemente, mais gratificantes. Tais interações constroem relacionamentos sólidos, uma comunicação clara e eficiente, o comportamento ético e a formação de equipes de trabalho eficazes.

No mundo corporativo, desenvolver habilidades interpessoais é fundamental, pois direciona os indivíduos a trabalharem bem em conjunto e os torna mais aptos a atingirem grandes objetivos. Assim, um empresário ou administrador com tais habilidades deve ser capaz de motivar, liderar, facilitar, coordenar, comunicar e resolver problemas.

QUESTÃO CERTA: Qual é a habilidade requerida de administradores e assistentes de administração que é definida pela atuação de forma interativa em prol de objetivos comuns e compreensão da importância da complementaridade às ações coletivas? Trabalho em equipe.

QUESTÃO CERTA: As trocas constantes de informações e o diálogo são essenciais quando se buscam a preservação dos relacionamentos e o trabalho em equipe, o que acaba sendo imprescindível para o bom andamento das atividades organizacionais. Nesse sentido, o trabalho em equipe pode ser descrito como um: conjunto de pessoas que se dedicam a realizar um determinado trabalho.

QUESTÃO CERTA: Organizações com profissionais bem qualificados possuem maior facilidade de promover a autogestão das equipes de trabalho e o consequente enxugamento da estrutura hierárquica.