Última Atualização 4 de fevereiro de 2022
Falando sobre TQM (total quality management) ou gestão da qualidade total, é importante ficar atento ao aspecto do controle no âmbito dessa abordagem.
Uma questão da Fundação Carlos Chagas de 2016:
QUESTÃO CERTA: De acordo com as abordagens mais atuais, o objetivo principal de uma empresa é a satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através da qualidade), empregados (através do crescimento do ser humano), acionistas (através da produtividade/lucratividade), e comunidade (através da contribuição social). Este objetivo pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (Total Quality Control − TQC), que compreende, entre outros, os seguintes tópicos:
I. Controle de resultados: uma empresa não pode ser controlada por processos, mas apenas em função do resultado final, quando é possível se tomar ações corretivas.
II. Controle da dispersão: observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.
III. Controle à montante: a satisfação do cliente se baseia exclusivamente em funções à montante. As contribuições à jusante são pequenas. Identificar as necessidades verdadeiras dos clientes, assegurar a qualidade em cada estágio, prevendo falhas.
Está correto o que se afirma APENAS em: II e III.
A assertiva I vai contra o conceito gestão de desempenho atrelado aos processos. Por isso, está errada.
Uma questão da QUADRIX:
QUESTÃO ERRADA: O controle total da qualidade é um controle estatístico que tem por objetivo localizar desvios, erros, defeitos ou falhas no processo produtivo, sendo aplicável somente ao nível operacional das organizações.
Ora, o nome da abordagem já entrega o erro: gestão TOTAL da qualidade – como haveria de ser aplicável apenas ao nível operacional das organizações? Sem chance – é empregável a todos os níveis: operacional, tático e estratégico.
Uma questão de 2012 da CEBRASPE:
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a escola da qualidade total, qualidade é sinônimo de controle — conforme requisitos previamente estabelecidos pelos técnicos responsáveis por cada produto ou serviço — da uniformidade e da concordância dos produtos e serviços prestados.
“… na escala da qualidade total quem define o que é qualidade é o cliente, e não o projeto. Qualidade é ‘adequação ao uso’, satisfazendo as necessidades do usuário”.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: A empresa Carro Jiraia S.A. gerencia a qualidade por meio de um método japonês conhecido por TQC (Controle da Qualidade Total). Com base no contexto da Carro Jiraia S.A., e à luz do conceito de TQC, uma possível ação a ser tomada seria: averiguar o feedback dos clientes, fazendo com que orientem a criação e o aprimoramento de produtos.