Tipos de Transações

0
810

QUESTÃO CERTA; as transações no setor público, diz respeito aos atos e aos fatos que promovem alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, no patrimônio das entidades do setor público, as quais são objeto de registro contábil.

Transações no setor público: os atos e os fatos que promovem alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, no patrimônio das entidades do setor público, as quais são objeto de registro contábil em estrita observância aos Princípios Fundamentais de Contabilidade e às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

QUESTÃO ERRADA: as transações no setor público se restringem aos atos que promovem alterações quantitativas no patrimônio das entidades públicas.

QUESTÃO ERRADA: os atos potenciais não são objetivo de registro como transações no setor público. 

QUESTÃO CERTA: Segundo a NBC T 16.4, as transações no setor público poderão ser classificadas por natureza, de acordo com suas características e impacto no patrimônio público. Aquela que corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, é denominada de natureza: econômico-financeira.

NBCT16.4: Natureza das transações no setor público e seus reflexos no patrimônio público

3. De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio público, as transações no

setor público podem ser classificadas nas seguintes naturezas:

(a) econômico-financeira – corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais;

(b) administrativa – corresponde às transações que não afetam o patrimônio público, originadas de atos administrativos, com o objetivo de dar cumprimento às metas programadas e manter em funcionamento as atividades da entidade do setor público.

QUESTÃO ERRADA: As transações administrativas não afetam o patrimônio público e são originadas de fatos administrativos. 

QUESTÃO ERRADA: As transações no setor público podem ser classificadas como de natureza econômica ou financeira; 

QUESTÃO CERTA: Os atos e os fatos que promovem alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, no patrimônio das entidades do setor público, as quais são objeto de registro contábil em estrita observância aos Princípios de Contabilidade e às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, são denominados de Transações no setor público. Nesse contexto, as transações do setor público são classificadas por natureza.
A classificação correspondente às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais, é denominada de natureza econômico-financeira.

QUESTÃO CERTA: Considerando-se os reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem ser caracterizadas pelas naturezas econômico-financeira e administrativa.

QUESTÃO CERTA: Sobre a natureza das transações no setor público e seus reflexos no patrimônio público, assinale a alternativa correta:Parte superior do formulário

As transações econômico-financeiras são oriundas de fatos que afetam o patrimônio público, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: As transações econômico-financeiras são oriundas de fatos que afetam o patrimônio público, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais. 

QUESTÃO CERTA: De acordo com suas características e os seus reflexos no patrimônio público, as transações no setor público podem ser classificadas em naturezas. Sendo que aquela que corresponde às transações originadas de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência, ou não, da execução de orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais é a: econômico-financeira.

QUESTÃO CERTA: Incluem-se entre as transações de natureza econômico-financeira as originadas de fatos que afetam o patrimônio público, ainda que não sejam decorrentes da execução do orçamento.

QUESTÃO ERRADA: São de natureza administrativa as transações originadas de fatos que afetem o patrimônio da UnB, mesmo que não decorram da execução do orçamento.

QUESTÃO CERTA: Determinadas transações do setor público de natureza administrativa são originadas de atos que não afetam o patrimônio público, mas ainda assim são controladas pela contabilidade governamental.

QUESTÃO CERTA: As transações no setor público são classificadas como de natureza econômico-financeira quando se originam de fatos que afetam o patrimônio público, em decorrência ou não da execução do orçamento, podendo provocar alterações qualitativas ou quantitativas, efetivas ou potenciais.

QUESTÃO ERRADA: São de natureza administrativa as transações originadas de fatos que afetem o patrimônio da UnB, mesmo que não decorram da execução do orçamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui