Tipos de competências

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QUESTÃO CERTA: A dificuldade na identificação das competências da organização é um dos desafios da gestão por competências no setor público. Sobre as categorias de competências organizacionais, é correto afirmar que as competências de gestão referem-se ao aproveitamento dos recursos organizacionais para obter os melhores resultados.

QUESTÃO CERTA: “A miopia gerencial e arrogante e a resistência à mudança que paira em grande parte no sistema produtivo devem dar lugar à aprendizagem, ao conhecimento, ao pensar, ao refletir e ao resolver os desafios da atividade dinâmica que caracteriza a economia global dos tempos modernos” (Vitor da Fonseca, na obra “Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva.”). O autor, embora português, relata uma realidade que é muito semelhante à brasileira. A compreensão dessa afirmativa deve gerar consequências na gestão organizacional e nas estratégias corporativas, envolvendo a competência de gestão: do imprevisível e da excelência;

* Gestão do imprevisível = “resolver os desafios da atividade dinâmica que caracteriza a economia global dos tempos modernos”

* Gestão da excelência = “à aprendizagem, ao conhecimento, ao pensar, ao refletir”

Competências quanto ao tipo:

Competências essenciais: são as competências básicas e fundamentais para o sucesso da organização em relação aos seus clientes e concorrentes.

Competências funcionais: são competências que cada departamento ou área precisa construir e que são próprias da atividade realizada.

Competências de gestão: referem-se ao aproveitamento dos recursos organizacionais para obter os melhores resultados.

Competências organizacionais: relacionado a cultura da organização, como ela se estrutura e se organiza para realizar seu trabalho organizacional.

Competências individuais: são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. Também conhecidas como competências pessoais, humanas ou profissionais.

QUESTÃO CERTA: No modelo de Gestão por Competências há a etapa do mapeamento que orienta as ações organizacionais para captar e/ou desenvolver as competências identificadas como relevantes à organização. São exemplos de descrição correta de uma competência individual, EXCETO: Conhecer os produtos e serviços da organização.

No livro de Andreia Ribas, ela fala que competências individuais são competências que o indivíduo desenvolve. Portanto, temos: Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Assim, a questão fala “que não seja uma competência individual”, ou seja, que não concerne à conhecimento, às habilidades e às atitudes. Ela diz EXCETO. Desse modo, temos “Conhecer os produtos e serviços da organização” que não corresponde a um conhecimento nem habilidade tampouco atitude.

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QUESTÃO CERTA: As necessidades dos clientes mudam constantemente e os concorrentes trabalham cada vez mais rápido para atendê-las. Nesse cenário, é importante que a empresa consiga produzir, realizar ou executar melhor que seus concorrentes. Segundo Prahalad e Hamel (1990), a vantagem competitiva advém de: competência distintiva ou diferenciadora.

Competências essenciais: fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia;

Competências distintas: reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores; conferem à organização vantagens competitivas;

Competência de unidades de negócio: pequeno número de atividades-chave (entre três e seis) esperadas pela organização das unidades de negócio;

Competência de suporte: atividades que servem de alicerce para outras atividades da organização. Por exemplo: a construção e o trabalho eficientes em equipes podem ter grande influência na velocidade e qualidade de muitas atividades dentro da organização;

Capacidade dinâmica: condição da organização de adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.

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