O Que É A Teoria de MacGregor? (Teoria X e Y)

0
691

QUESTÃO CERTA: Entre os diversos estudiosos que buscaram explicar o fenômeno da motivação nas organizações, aquele que apresentou uma dicotomia a respeito do tema foi: Mcgregor, autor da Teoria X, com uma concepção negativa da natureza humana, e da Teoria Y, com uma concepção positiva.

QUESTÃO CERTA: A teoria de Y de Douglas McGregor enfatiza que o gestor de recursos humanos deve partir do pressuposto de que todos os colaboradores são automotivados para o trabalho, o que não demanda uma postura coercitiva por parte do gestor.

QUESTÃO CERTA: Considere a seguinte afirmação acerca da motivação no trabalho: “O homem médio não gosta do trabalho e o evita”. Tal preceito é uma das pressuposições da Teoria X de MacGregor, que, ao contrário da Teoria Y, traduz a concepção negativa da natureza humana.

QUESTÃO CERTA: De acordo com os conceitos sustentados pela Teoria X, desenvolvida por McGregor acerca da motivação: o homem médio não gosta do trabalho e o evita, necessitando ser controlado e dirigido para executar as tarefas que lhe são cometidas.

QUESTÃO CERTA: A dinâmica do processo motivacional, bem assim os fatores que induzem ou favorecem a motivação têm sido objeto de estudo por diversas teorias, entre as quais a que aponta a concepção negativa da natureza humana, predicando que o homem médio não gosta do trabalho e precisa ser controlado e dirigido, representando: uma das visões de MacGregor, denominada Teoria X.

QUESTÃO CERTA: O fenômeno da motivação nas organizações tem merecido diversos estudos, com diferentes abordagens pela literatura. Entre tais abordagens, podem-se destacar as apresentadas por McGregor, conhecidas como Teoria “X” e Teoria “Y”, as quais: se apresentam como concepções extremas da natureza humana em relação ao trabalho: a “X” fundada na crença de que o indivíduo não gosta do trabalho e o evita; e a “Y”, na visão de que o trabalho é algo natural para o indivíduo.

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinada empresa pública, buscando atingir as metas constantes de seu planejamento estratégico, pretenda aplicar conceitos e técnicas para aumentar a motivação de seus empregados. A consultoria especializada contratada para desempenhar tal atribuição afirmou, contudo, que, considerando a natural aversão ao trabalho, os empregados necessitam de direção e controle para a realização das tarefas. A premissa adotada pela consultoria denota os conceitos predicados por teoria motivacional descrita pela doutrina, correspondente à: Teoria X, de MacGregor, que apresenta uma concepção negativa da natureza humana, de acordo com a qual o homem médio evita o trabalho.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Fazendo-se uma analogia entre os estudos sobre os tipos de supervisão de Rensis Likert e os estudos de Douglas McGregor, pode-se apontar os seguintes pontos comuns:

I. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria X.

II. Tipo de supervisor concentrado no serviço e a Teoria Y.

III. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria X.

IV. Tipo de supervisor concentrado no subordinado e a Teoria Y.

Está correto o que se afirma APENAS em: I e IV.

QUESTÃO CERTA: As teorias X e Y de McGregor e os sistemas de administração de Likert permitem traçar algumas correlações.

Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. A teoria X e Y são antagônicas e mantém relação direta com a variável principal sistema de recompensas.

II. A teoria Y pressupõe um ser humano esforçado em busca de desafios e responsabilidades no trabalho.

Assinale: se todas as afirmativas estiverem corretas.

QUESTÃO CERTA: A teoria X de McGregor afirma que a administração deve promover a organização dos recursos da empresa no interesse exclusivo de seus objetivos econômicos.

QUAIS SÃO AS PRESSUPOSTOS DA TEORIA X?

• As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza e falta-lhes ambição:

• A sua própria natureza leva-as a resistir às mudanças,

• Pessoas precisam ser dirigidas e controladas pela administração.

QUAIS SÃO AS BASES DA TEORIA X?

• A administração deve promover a organização dos recursos da empresa no interesse exclusivo de seus objetivos econômicos.

• As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, punidas, coagidas e controladas.

A TEORIA X FAZ REFERÊNCIA A QUAIS GRANDES PENSADORES DO PASSADO?

• Administração Científica de Taylor

• Teoria Clássica de Fayol

• Teoria da Burocracia de Weber

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui