TCU, amostragem e extrapolação para população

1
229

QUESTÃO CERTA: Em um trabalho de asseguração razoável, na revisão dos papéis de trabalho de determinada conta contábil, o auditor supervisor identificou que a conclusão do teste aplicado pelo auditor supervisionado menciona o conjunto completo de dados sobre o qual a amostra foi selecionada e sobre o qual o auditor deseja concluir. Além disso, observou que foram testadas, por amostragem estatística, apenas 15% das transações dessa conta. Assim sendo, o auditor supervisionado extrapolou os limites da amostra ao fazer inferência sobre o todo. A partir da situação apresentada e considerando que na amostragem estatística, mesmo quando se utiliza a abordagem baseada em risco e se testam todas as áreas com alto risco de distorção relevante, o auditor só poderá formar uma opinião sobre aqueles elementos que foram realmente testados, assinale a opção correta: Considerando-se o Manual de Auditoria Financeira do setor público federal, na situação apresentada a amostragem estatística é fundamental para que se obtenha segurança razoável sobre todo o conjunto de elementos auditados a partir de uma extrapolação dos resultados.

Manual de Auditoria Financeira do setor público federal

58. A segunda peculiaridade se refere à amostragem estatística. Mesmo utilizando a abordagem baseada em risco e testando todas as áreas com alto risco de distorção relevante, o auditor só poderá formar uma opinião sobre aqueles elementos que foram testados. Neste caso, não seria possível obter segurança razoável sobre todo o conjunto de elementos auditados. Por isso, é fundamental a utilização de amostragem estatística para permitir a extrapolação dos resultados da auditoria para todo o conjunto de informações da entidade.

Advertisement

[…]

365 Tanto a amostragem estatística quanto a não estatística, quando adequadamente utilizadas, podem fornecer evidência Amostragem estatística e não estatística suficiente para as conclusões do auditor. (Gramling, Rittenberg e Johnstone, 2012).

366. Entretanto, somente os resultados de amostras estatísticas podem ser extrapolados para toda a população (TCE, 2012). Os resultados obtidos em amostragens não estatísticas são válidos apenas para os elementos observados. Essa situação deve ser registrada de forma clara para evitar interpretações enviesadas acerca da população

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui