Taylor Eficiência e Desemprego (Críticas)

0
342

Última Atualização 27 de janeiro de 2022

Quando iniciamos os estudos das principais teorias e escolas da Administração, há uma tendência em achar tudo muito bom, por conta da curiosidade sobre como as coisas surgiram. Contudo, é importante estar ciente da relação entre Taylor, eficiência e desemprego. Nem tudo são flores, caros (as) leitores (as). Quer ver um exemplo disso?

QUESTÃO CERTA: As ideias de Taylor, criador e participante mais destacado do movimento de administração científica, provocaram reações desfavoráveis dos trabalhadores, que receavam: aumentar a eficiência e, como consequência, gerar desemprego.

É só você pensar: se tenho funcionários trabalho de forma mais eficiente, para que precisarei de tanta gente se 1 faz o trabalho de 2 empregados?

Críticas à Administração Científica:

As ideias de Taylor tiveram altos e baixos. Na indústria e no governo despertavam entusiasmo.

Advertisement

Entre os trabalhadores, a imprensa e os políticos, provocou reações DESFAVORÁVEIS. As críticas se fundamentaram em dois receios:

1- AUMENTAR A EFICIÊNCIA PROVOCARIA O DESEMPREGO

2- A administração científica nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos.

Fonte: desconhecida.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: As ideias e princípios propostos por Winslow Taylor, que liderou o movimento da administração científica, não são empregados atualmente, devido à evolução das relações de trabalho, aos avanços tecnológicos e aos novos modelos de gestão.