Tarefas da Função Organização: O Que É Organizar?

0
7131

O Que É Organizar (processo e organização)? O Que É a Função Organização? Você sabe?

Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos.

O processo de definir quais objetivos a organização pretende alcançar, com quais recursos, chama-se planejamento.

O processo de dividir o trabalho entre as pessoas, para realizar os objetivos, chama-se processo de organização.

Organizar é o processo de dispor qualquer coleção de recursos (ou conjunto de partes) em uma estrutura, classificação ou ordem. Um conjunto de partes, classificadas ou ordenadas é um conjunto organizado.

Organização é um atributo de qualquer conjunto estruturado ou ordenado segundo algum critério.

Organizar é como todas as funções da administração, um processo de tomar decisões. As decisões de dividir o trabalho, atribuir responsabilidades a pessoas e estabelecer mecanismos de comunicação e coordenação são decisões de organização. As principais etapas (ou decisões) no processo de organizar são:

  • Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados.
  • Dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados para a realização dos objetivos.
  • Definir as responsabilidades pela realização do trabalho.
  • Definir os níveis de autoridade.
  • Desenhar a estrutura organizacional.

FGV (2017):

QUESTÃO CERTA: Um órgão da administração pública teve grande redução em seu quadro de funcionários, ao mesmo tempo em que teve parte de suas atribuições transferida para outro órgão. Em vista da nova situação, a alta direção acredita que seja um bom momento para rever a estrutura de cargos do órgão. O diretor de recursos humanos recebeu a incumbência de apresentar uma proposta para a nova estrutura dos cargos. Ao realizar essa incumbência, o diretor está exercendo a seguinte função administrativa: organização.

Trata-se de REESTRUTURAÇÃO dos cargos, sendo atribuição da função ORGANIZAÇÃO.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: As atribuições típicas da função organização incluem: definição de recursos e atribuição de autoridade e responsabilidade para a realização de tarefas.

 FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: As atividades de uma organização estão associadas a diferentes âmbitos de complexidade, sendo as do nível operacional focadas em: tarefas, atividades e ações específicas.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO ERRADA: O arranjo das pessoas, dos recursos e das tarefas em uma organização é atividade típica da função administrativa de direção.

Organização: “organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Ou seja, organização é o mesmo que definir órgãos e funções, distribuir tarefas, definir autoridade e responsabilidade, colocar as pessoas certas nos lugares corretos, definir normas e regras, estabelecer fluxos de trabalho e definir linhas de comunicação.

Uma questão da FUNDEP (2014):

QUESTÃO CERTA: O processo de organização consiste em listar o trabalho que precisa ser feito para alcançar os objetivos da organização.

Uma questão da CEBRASPE (2021):

 QUESTÃO ERRADA: O arranjo das pessoas, dos recursos e das tarefas em uma organização é atividade típica da função administrativa de direção.

QUESTÃO CERTA: Na etapa de organização, são determinadas as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.

QUESTÃO CERTA: A organização consiste em determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.

QUESTÃO ERRADA: Atribuir e alocar tarefas em departamentos são ações relacionadas à função administrativa de planejamento.

QUESTÃO ERRADA: A função de direção trata de estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e de estabelecer suas atribuições e as relações entre eles.

O correto seria organização: “trata da obtenção e alocação estrutural dos meios para que se possa colocar em prática as outras funções administrativas”.

QUESTÃO ERRADA: A discussão acerca da forma e do grau de centralização ou descentralização da autoridade de tomada de decisões está ligada à função da administração controle.

É na função ORGANIZAÇÃO que veremos a alocação de recursos e nela se define a estrutura organizacional da empresa.

QUESTÃO CERTA: O ciclo administrativo é constituído pelo desempenho das funções administrativas, entre elas, a organização, sendo aquela responsável pelo ato de organizar, estruturar e integrar os recursos. Assinale a alternativa que apresenta uma atividade da função administrativa da organização: Dividir o trabalho.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Definir as responsabilidades para a realização do trabalho, desenhar a estrutura organizacional e definir níveis de autoridade são tarefas próprias da função: organização.

QUESTÃO CERTA: A Departamentalização efetiva-se na fase do processo administrativo denominada: Organização.

QESTÃO CERTA: Estabelecer responsabilidades pela execução das tarefas, distribuir tarefas entre as várias unidades organizacionais e alocar recursos para o funcionamento da organização caracterizam ações da função organização.

QUESTÃO ERRADA: As tarefas de alocar recursos em estruturas organizacionais ou de designá-los a indivíduos correspondem à função da administração conhecida como direção.

Negativo. Estamos diante da função organização.

QUESTÃO ERRADA: A definição dos negócios e mercados em que se pretende atuar, o estabelecimento de objetivos de curto e longo prazos e a criação de canais de comunicação com colaboradores para estimular seu envolvimento nas ações organizacionais são ações típicas do planejamento organizacional.

Criação de canais de comunicação é desenhar a estrutura da organização (caso da questão) e, portanto, se trata da função organização. E não planejamento organizacional, como colocado pela questão. Por outro lado, comunicar efetivamente seria direção. Não é o caso aqui, de qualquer forma.

QUESTÃO CERTA: Dentre as atividades inerentes ao processo organizacional, aquela consistente em identificar e agrupar logicamente as atividades da entidade e delinear responsabilidades corresponde a: organização.

QUESTÃO CERTA: Quanto à função de organização, analise as seguintes atividades:

• alocação dos recursos organizacionais;

• coordenação de atividades e tarefas;

• ordenação dos trabalhos internos.

Segundo Chiavenato, as atividades descritas integram o processo de: organização.

QUESTÃO CERTA: A organização, como função administrativa, é responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros da empresa, assim como uma etapa do processo administrativo que estabelece os mecanismos de comunicação.

Características da Função Organizacional:

-Preparatória

-Estruturada

-Hierárquica ou Departamentalizada

-Divisão de Trabalho

-Alocação de Recursos

-Criação de Canais de Comunicação

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Xavier, renomado produtor de eventos, é contratado para realizar uma festa durante o carnaval de Aracaju, tendo como foco a promoção das tradições da cidade. Em determinado momento do projeto, ele agrupa e estrutura os recursos necessários (material, pessoas, dinheiro) para que o evento possa ser um sucesso. Em relação a essa ação de Xavier, e considerando os conceitos de funções do processo administrativo, é correto afirmar que ele está executando a função de: organização.