Supervisão funcional

0
18112

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

Frederick Taylor propunha a chamada supervisão funcional, que nada mais é do que a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.

 

Para Taylor, “a característica mais marcante da administração funcional consiste no fato de que cada operário, em lugar de se pôr em contato direto com a administração num único ponto, isto é, por intermédio de seu chefe de turma, recebe orientação e ordens diárias de oito encarregados diferentes, cada um dos quais desempenhando sua própria função particular”.

 

A supervisão funcional representa a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível dos supervisores e chefes. Essa concepção trouxe muitas críticas, pois se argumenta que um operário não pode subordinar-se a dois ou mais chefes. Apesar disso, o tipo funcional de Administração foi uma revolução e, mais do que isso, uma previsão notável, na época, do rumo que os problemas administrativos e empresariais haveriam de tomar com a crescente complexidade das empresas

QUESTÃO ERRADA: A supervisão funcional foi criticada, no âmbito da administração científica, porque pressupõe a subordinação de um funcionário a dois ou mais chefes.

A Organização Racional do Trabalho (ORT) estabelecida pela Adm. Científica de Taylor pressupõe a supervisão funcional.

Supervisão funcional: existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa e parcial); Taylor era contrário à centralização da autoridade.

Para Taylor, a característica mais marcante da administração funcional consiste no fato de que cada operário, em lugar de se colocar em contato direto com a administração num único ponto, isto é, por intermédio de seu chefe de turma, recebe orientação e ordens diárias de oito encarregados diferentes, cada um dos quais desempenhando sua própria função particular. A especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor e não de uma centralização da autoridade. A supervisão funcional representa a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível dos supervisores e chefes. Essa concepção trouxe muitas críticas, pois se argumenta que um operário não pode subordinar-se a dois ou mais chefes. 

QUESTÃO CERTA:

1 – Teoria da Administração Científica

2 – Teoria Clássica

3 – Teoria Sistêmica

4 – Teoria Contingencial

5 – Teoria das Relações Humanas

(3) Parte do princípio que as organizações são sistemas abertos, que recebem e exercem influência do ambiente externo, que há uma interdependência entre as partes que compõem a organização e define o homem como funcional.

Advertisement

(5) Enfatiza que a motivação e satisfação no trabalho, para alcançar maior produtividade, decorrem da formação dos grupos informais e do atendimento às necessidades sociais e define o homem como um ser social

(1 ) Defende o princípio da supervisão funcional, estudo dos tempos e movimentos, com ênfase nas tarefas, para se alcançar maior produtividade do trabalhador, que é denominado homem econômico.

(4) Discorre que não há um modelo de gestão universalmente aceito e que o contexto situacional é que determina a melhor forma de Administração, pois as mudanças são rápidas e o ambiente complexo, assim como a visão de homem complexo.

(2) Considera a estrutura o ponto principal para a Administração eficiente, estabelece as funções administrativas – planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar – essenciais para o alcance dos resultados nas organizações.

Assinale a sequência correta: 3, 5, 1, 4, 2

QUESTÃO CERTA: Com relação ao pensamento administrativo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(V) Para a administração científica, a prosperidade do empregador e do empregado são interdependentes.

(V) A supervisão funcional e a unidade de comando são conceitos conflitantes das primeiras escolas de administração.

(F) A escola de administração científica recebeu esse nome por publicar os trabalhos de comprovação dos seus postulados.

O nome Administração Científica é devido a tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.