Superavit financeiro x resultado financeiro

0
168

QUESTÃO CERTA: No balanço financeiro, a diferença positiva entre os ingressos e os dispêndios de recursos indica aumento das disponibilidades registradas no início do exercício em referência, mas não o valor do superávit financeiro.

O conceito dado pela questão é o de ‘RESULTADO FINANCEIRO SUPERAVITÁRIO’, apurado no Balanço Financeiro, e que as bancas adoram tentar confundir o candidato com o Superávit Financeiro, apurado no Balanço Patrimonial.

 Superávit/Déficit Financeiro > Balanço Patrimonial

 Resultado Financeiro Superavitário/Deficitário > Balanço Financeiro

O MCASP destaca que, em regra, um resultado financeiro positivo é um indicador de equilíbrio financeiro. No entanto, uma variação positiva na disponibilidade do período não é sinônimo, necessariamente, de bom desempenho da gestão financeira, pois pode decorrer, por exemplo, da elevação do endividamento público. Da mesma forma, a variação negativa não significa, necessariamente, um mau desempenho, pois pode decorrer de uma redução no endividamento. Portanto, a análise deve ser feita conjuntamente com o Balanço Patrimonial, considerando os fatores mencionados e as demais variáveis orçamentárias e extraorçamentárias.

Advertisement

RFE = Saldo para o exercício seguinte – Saldo do exercício anterior