Sistema Contábil

0
111

O sistema contábil representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.

QUESTÃO CERTA: Os sistemas de contas da contabilidade pública são compartimentos estanques, isto é, os lançamentos contábeis são fechados (débito e crédito) dentro do mesmo sistema.

Os sistemas da contabilidade pública são compartimentos estanques, isto é, os lançamentos contábeis são fechados (débito e crédito) dentro do mesmo sistema. Apesar de haver lançamentos que devem ser feitos em mais de um sistema, o valor a débito e a crédito se dá fechado dentro do mesmo sistema. Dependendo da natureza do ato ou fato administrativo que se queira registrar, os lançamentos contábeis podem demandar registros em apenas um sistema de conta, em mais de um ou em todos os sistemas simultaneamente.
Importante chamar atenção para o fato de que os sistemas contábeis, ainda que sejam compartimentos estanques, devem ser integrados entre si e a outros sistemas de informações

Advertisement
de modo a subsidiar a administração pública sobre o 1) desempenho da unidade contábil no cumprimento da sua missão; 2) a avaliação dos resultados obtidos na execução dos programas de trabalho com relação à economicidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade; 3) possibilitar a avaliação das metas estabelecidas pelo planejamento e 4) a avaliação dos riscos e das contingências.