Rodízio de Profissionais de Auditoria

0
135

QUESTÃO CERTA: O rodízio obrigatório dos profissionais de auditoria governamental responsáveis pela execução dos serviços é considerado um dos requisitos necessários à garantia de qualidade.

Cada profissional é enviesado, mesmo que minimamente, de alguma forma. Ele pode, por exemplo, deixar de olhar certas coisas por considerá-las irrelevantes. Além disso, com o passar do tempo o próprio ente auditado passa a conhecer quais são os pontos fortes e fracos daquele auditor, o que pode favorecer a ocorrência de fraudes. A rotatividade de profissionais é essencial para a boa qualidade da Auditoria, pois cada profissional tem seus próprios vícios e virtudes.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Com a preocupação de preservar a transparência das demonstrações contábeis e até mesmo a profissão de auditoria, o rodízio de auditores internos surgiu com o objetivo precípuo de evitar que os empregados criassem vínculo indesejado com pessoas ligadas à empresa, em decorrência do qual surgissem, ao longo do tempo, benefícios para determinado fornecedor.

A preocupação com a possibilidade de beneficiar determinado fornecedor (empresa) refere-se à auditoria independente e não à auditoria interna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui