Risco que exige consideração especial da auditoria

0
132

QUESTÃO CERTA: Risco de auditoria é o risco que tem o auditor de expressar uma opinião de auditoria inadequada sobre as demonstrações contábeis. Portanto, o auditor deve determinar se qualquer um dos riscos identificados é, no seu julgamento, um risco significativo. Ao exercer esse julgamento o auditor deve: considerar a complexidade das transações.

NBC TA 315

Risco que exige consideração especial da auditoria

27.  Como parte da avaliação de riscos descrita no item 25, o auditor deve determinar se qualquer um dos riscos identificados é, no seu julgamento, um risco significativo. Ao exercer esse julgamento, o auditor deve excluir os efeitos dos controles identificados relacionados ao risco.

28.  Ao exercer o julgamento quanto a quais riscos são significativos, o auditor deve considerar pelo menos o seguinte:

(a)  se o risco é um risco de fraude;

Advertisement

(b)  se o risco está relacionado com recentes e significativos eventos de natureza econômica, contábil ou de outro tipo, e que, portanto, exijam atenção específica;

(c)  a complexidade das transações;

(d)  se o risco envolve transações significativas com partes relacionadas;

(e)  o grau de subjetividade na mensuração das informações contábeis relacionadas ao risco, especialmente as mensurações que envolvam uma vasta gama de incerteza de mensuração; e

(f)  se o risco envolve transações significativas que estejam fora do curso normal do negócio para a entidade ou que de outra forma pareçam não usual (ver itens A141 a A145).