Remuneração por Competências e Habilidades

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Última Atualização 10 de janeiro de 2022

Remuneração por competências

Segundo França (2010), a construção de um sistema de gestão salarial por competências parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas. Define-se, então, as competências necessárias aos profissionais, como já mencionado, para que mantenham a empresa competitiva em longo prazo. E cada uma das competências é descrita em níveis de complexidade e de responsabilidade encontrados em seu exercício. Para cada nível de complexidade e de responsabilidade do conjunto de competências utilizadas pelos profissionais, são associados faixas salariais e estabelecidos critérios de evolução ao longo delas.

A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que define, portanto, a faixa salarial na qual ele será colocado e é um dos elementos de decisão sobre seu posicionamento ao longo da faixa (HIPÓLITO, 2002).

Ao contrário do modelo funcional, o sistema de gestão por competências baseia-se na ampla divulgação dos critérios definidos, de forma a servir como orientador das ações individuais.

As competências estão ligadas aos objetivos e às estratégias organizacionais, o que cria um escopo em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes (inputs) a serem adquiridos. Dessa forma, não é qualquer novo conhecimento ou nova habilidade obtida que será valorizada e remunerada. E, além dos insumos, consideram-se, também, os retornos, as entregas efetivamente realizadas. A pessoa só é avaliada se tiver d eterminada competência e conseguir mostrar os resultados esperados pela organização.

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Fonte: Unirio.

FCC (2015):

QUESTÃO ERRADA: A promoção dos funcionários na organização ocorre por tempo de serviço.

CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: Ao utilizar o pagamento embasado em habilidades, uma organização busca, entre outras coisas, ter flexibilidade organizacional e mais empregados generalistas e multifuncionais, o que facilita, inclusive, o processo de comunicação na organização.

PAGAMENTO EMBASADO EM HABILIDADES

Por que melhora Flexibilidade organizacional?

A organização estabelece a habilidades necessárias de acordo com as suas políticas e objetivos, logo, os funcionários são capacitados e flexibilizados de forma a atender a estratégia organizacional.

Por que busca empregados multifuncionais?

A competitividade do mercado faz com que as empresas busquem colaboradores multifuncionais. Por isso, as organizações utilizam o sistema de remuneração para produzir mais com menos pessoas a cada habilidade adquirida.

Por que facilita a comunicação?

A capacitação e o treinamento para aquisição das habilidades tiram informalidade das práticas melhorando a comunicação, além disso, as diretrizes e procedimentos ganham mais visibilidade, já que todos estão “falando a mesma língua”.