Última Atualização 8 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: Uma das vantagens da gestão por competências é a possibilidade de se trabalhar com os recursos humanos estratégicos.
Exatamente a característica principal da gestão por competências é ter esta visão estratégica de gestão de pessoas.
Modelo de Gestão de Pessoas como GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
• 1960 até meados de 1990;
• Importância da área de Recursos Humanos;
• Gestão de pessoas como atividade de linha e função de staff;
• Descentralização do órgão;
• Organização como sistema aberto: constante interação com o meio externo.
. Esse modelo passou a evidenciar a importância estratégica da gestão de pessoas no alcance dos resultados das empresas. Neste modelo, a gestão de pessoas deveria estar sempre alinhada à gestão estratégica. (foco nos resultados)
. Gestão participativa.
Para a eficácia de todo o processo, o consultor interno de recursos humanos precisa entender o negócio de forma global, conhecer o ambiente interno e externo da empresa, “dominar” os concorrentes atuais e potenciais, ter mentalidade participativa, liderança persuasiva e referente, saber trabalhar em equipe, delegar funções e ter didática para orientar e assessorar os colegas da empresa. (BERNARDO, 1995).
O RH deve oferecer ao seu cliente interno os melhores produtos e serviços, identificar necessidades, apresentar novas soluções, estreitar os canais de comunicação, melhorar a relação entre as partes, além de buscar ferramentas para evoluir e transformar a cultura organizacional de modo que possa agregar valor à empresa através das pessoas, aumentando a sua capacidade produtiva e geradora de resultado, obtendo maior motivação e assim, maior lucro, menor custo, maior qualidade, maior produtividade e satisfação do seu cliente externo.
QUESTÃO CERTA: Um dos principais objetivos da Gestão de Pessoas por Competências é: proporcionar o alinhamento das competências individuais às estratégias organizacionais.
QUESTÃO CERTA: No modelo descentralizado, a área de Recursos Humanos oferece produtos e serviços aos gerentes e a unidade de Recursos Humanos passa a ser uma unidade de negócios dentro da organização. Para tanto, deve gerar lucro para a empresa e atender aos clientes internos dentro do conceito de consultoria interna. Um dos fatores positivos da aplicabilidade desse modelo é favorecer a administração participativa.
QUESTÃO CERTA: O desempenho organizacional é influenciado por um conjunto de práticas de gestão de pessoas e isso tem a capacidade de aumentar a vantagem competitividade organizacional. Essa descrição corresponde aos pressupostos que sustentam a: gestão estratégica de pessoas.