Última Atualização 1 de dezembro de 2020
QUESTÃO ERRADA: Os auditores internos direcionam o foco de seu trabalho para as demonstrações contábeis que a empresa é obrigada a publicar.
Errada. O auditor externo é quem direciona o foco do trabalho para as demonstrações contábeis, com o propósito de emitir uma opinião, geralmente materializada em um parecer, sobre a exatidão dessas demonstrações. O âmbito de trabalho ou escopo da auditoria interna compreende todas as áreas, operações e sistemas de informação d as organizações, inclusive o sistema contábil e financeiro.
QUESTÃO CERTA: A figura do auditor independente é essencial para a proteção dos investidores no mercado de valores mobiliários.
QUESTÃO ERRADA: O exercício de auditoria interna deve pautar-se pela independência, entendida como o estado em face do qual as obrigações ou interesses do auditor ou da entidade de auditoria estão suficientemente isentos dos interesses das entidades auditadas, para permitir que os serviços sejam prestados com objetividade.
Para a questão se tornar correta, basta substituirmos o termo auditoria interna por auditoria independente. Embora a auditoria interna também deva ser independente, o termo não se encaixa na questão, pois a banca fala em “entidade de auditoria” e, por isso, necessariamente estamos falando de auditoria independente. Isso porque, conforme foi visto, a auditoria interna é um departamento / setor da própria empresa. Não pode ser considerada uma entidade de auditoria.