Última Atualização 1 de dezembro de 2020
QUESTÃO ERRADA: O auditor independente assume a responsabilidade pela opinião de auditoria expressa, mas essa responsabilidade é mitigada ou compartilhada sempre que há utilização do trabalho feito pelos auditores internos.
Responsabilidade do auditor independente pela auditoria das demonstrações contábeis
11. O auditor independente tem total responsabilidade pela opinião expressa em seu relatório de auditoria e essa responsabilidade não é reduzida pela utilização de trabalhos da função de auditoria interna ou pela obtenção de assistência direta de auditores internos pelo auditor independente no seu trabalho. Fonte – NBC TA 610 CFC
QUESTÃO CERTA: A responsabilidade acerca da opinião emitida pelo auditor pode envolver aspectos tais como trabalhistas, profissionais, civis e criminais.
No exercício da profissão os auditores, podem ser responsabilizados por erros, falhas, omissões e/ou dolo quanto à veracidade e a forma com que realizam o trabalho e emitem a sua opinião por intermédio do parecer de auditoria. Essa responsabilidade pode ser assim caracterizada:
Trabalhista: No caso da auditoria interna. Profissional: Nos casos de auditoria externa, no que diz respeito à contratação dos serviços a serem prestados. Civil: No caso de informação incorreta no parecer do auditor e que venham a influenciar ou causar prejuízos a terceiros que se utilizem dessas informações. Criminal: No caso de omissão ou incorreção de opinião expressa em parecer de auditoria, configurada por dolo, e que venham a influenciar ou causar prejuízos a terceiros que se utilizem dessas informações.