Última Atualização 10 de maio de 2022
O primeiro ponto a ser destacado para quem procura pela diferença entre Taylor e Fayol, é que a Abordagem Clássica contempla a Teoria Clássica de Fayol e a Abordagem Científica de Taylor. Dito isso, vamos em frente.
QUESTÃO CERTA: As principais contribuições da abordagem clássica da administração se referem às preconizadas por Taylor e por Fayol. Enquanto Taylor focalizava as atividades nos níveis baixos (inferiores) da organização, Fayol encarava a administração sob o ponto de vista do executivo de alto nível.
Certo. Essa é uma das diferenças, Fayol olha para o lado gerencial, Taylor para o lado dos operários (como no Filme Tempos Modernos: clique aqui).
QUESTÃO ERRADA: Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes).
Taylor (Abordagem ou teoria científica): chão de fábrica (Tarefas): DE BAIXO PARA CIMA E DAS PARTES PARA O TODO –> olho nos operários.
Fayol (Teoria clássica): DE CIMA PARA BAIXO E DO TODO PARA AS PARTES –> olho nos gerentes.
QUESTÃO CERTA: Evidencia-se a influência da abordagem clássica da administração por meio da administração científica em uma organização concebida de baixo para cima e dos cargos para o sistema de produção.
A questão falou do gênero (abordagem clássica da Administração) que abarca tanto a teoria clássica de Fayol, quanto a teoria / abordagem científica de Taylor.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO = Teoria Científica de Taylor + Teoria Clássica de FayoL
Taylor – tarefas, trabalho, chão de fábrica, supervisão funcional, bottom-up, de baixo para cima.
Fayol – dono da fábrica, unidade de comando, centralização das decisões, top-down, de cima para baixo.
QUESTÃO ERRADA: Fayol fundamentava sua experimentação na racionalização do trabalho a partir da simplificação das tarefas, sem se preocupar com a qualidade do produto final e com o aumento da produção.
TAYLOR –> PARTE DAS TAREFAS – DAS PARTES.
FAYOL –> PARA DA ESTRUTURA – DO TODO.
Administração científica – Taylor:
- Organização Racional do Trabalho-ORT: eficiência por meio da racionalização do trabalho.
- Divisão do trabalho em pequenas tarefas (simplificação) e especialização do operário.
Administração clássica – Fayol:
Divisão do trabalho: especialização das tarefas e das pessoas.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração.
A questão misturou os conceitos. Lembre-se que já tratamos dessas funções de forma mais detida aqui no Caderno de Prova.
FAYOL – Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (POC3)
TAYLOR – Planejamento, Preparo, Execução e Controle.
QUESTÃO ERRADA: De acordo com Frederick W. Taylor, criador do movimento da administração científica, administrar deveria ser uma função distinta das demais funções da fábrica, uma vez que é uma atividade que facilita a execução das tarefas pelos funcionários.
A ideia de que “administrar deveria ser uma função distinta das demais funções da fábrica, uma vez que é uma atividade que facilita a execução das tarefas pelos funcionários” surgiu com a escola clássica, de Fayol, e não com a científica, de Taylor.
Fayol pensa em administrar via gerentes (atribuição apartada de execução de tarefa via operário). Taylor só pensa em operários apertando parafusos.
QUESTÃO CERTA: A Teoria Geral de Administração está baseada nas seguintes variáveis básicas: tarefa, pessoas, tecnologia, ambiente e estrutura. Assinale a opção que apresenta a teoria administrativa que enfatiza a variável tarefas: Administração Científica (1903).
A Teoria Clássica defende a centralização da autoridade.
A Teoria Científica defende a descentralização da autoridade.