Quais São Os Princípios de Fayol? (com exemplos)

0
5748

Última Atualização 11 de janeiro de 2021

Bem-vindos (as), caro(as) leitores (as) do Caderno de Prova. Nesse post, veremos alguns conceitos ligados aos chamados “Princípios de Fayol” – um dos pais da Administração. Para ser sincero, vamos cair de boca nas questões que abordam esse tema. Vamos aos conceitos, ou melhor, princípios.

Princípios de Fayol

1. Divisão do trabalho.

2. Autoridade e responsabilidade.

3. Disciplina.

4. Unidade de comando.

5. Unidade de direção.

6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais.

7. Remuneração do pessoal.

8. Centralização.

9. Cadeia escalar.

10. Ordem.

11. Equidade = amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.

12. Estabilidade do pessoal.

13. Iniciativa.

14. Espírito de equipe.

Captou? Eu sei que é difícil memorizar tantos princípios em meio ao universo de matéria a ser decorada. Mas vamos praticar. Começando pela CEBRASPE:

QUESTÃO CERTA: Como proposto por Henry Fayol, o princípio geral da administração que estabelece a necessidade de especialização de empregados, desde a alta hierarquia até os trabalhadores operários, como forma de aprimorar a eficiência da produção e, consequentemente, aumentar a produtividade, é o princípio da: divisão do trabalho.

Correto! Aqui gosto de pensar em “cada macaco no seu galho”. Se você fica apertando parafuso a vida toda, essa será a sua especialidade.

QUESTÃO CERTA: A organização que adota a especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a sua eficiência vai ao encontro de um dos princípios gerais da administração propostos por Fayol.

Sim, é o princípio da divisão do trabalho. Veja que ele disse “vai ao encontro”, não disse vai de encontro (o que seria uma colisão, em sentido contrário).

Uma questão da QUADRIX:

QUESTÃO CERTA: O industrial francês Henri Fayol é considerado por muitos estudiosos da Administração como o verdadeiro pai da moderna teoria da administração. Fayol enumerou, com base em sua experiência, 14 princípios básicos de Administração. “Lealdade e devoção devem ser conseguidas pelo administrador, mediante uma combinação de interesse humano e justiça ao lidar com os subordinados”. A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Esse princípio recebeu a denominação de: Equidade.

Essa questão para quem não memorizou os princípios seria um pouco mais difícil de decifrar.

Voltando para o CEBRASPE, temos:

QUESTÃO ERRADA: Uma das contribuições de Taylor à teoria clássica da administração foi o desenvolvimento do conceito de organização linear, fundamentado nos princípios de unidade de comando ou supervisão única, unidade de direção, descentralização da autoridade e cadeia escalar.

Cuidado. Houve uma verdadeira salada de frutas nessa questão. É Fayol, e não Taylor. Além disso, ele foca em centralização (é o princípio de número 8 que vimos acima).

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o princípio da unidade de direção, cada pessoa deve ter somente um superior imediato e deve se reportar a um único gerente.

Cuidado para não fundir as bolas! Já falei sobre unidade de comando [nesse post, clique aqui].

Princípio da unidade de direção: significa que cada grupo de atividades que apresente um mesmo objetivo deve ter um plano e um dirigente único.

Princípio da autoridade única ou da unidade de comando: significa que cada subordinado deve receber ordens e responder apenas perante um superior hierárquico.

Uma questão da FEPESE:

QUESTÃO CERTA: São princípios gerais da administração, idealizados por Fayol: Divisão do Trabalho; Autoridade e Responsabilidade; Unidade de Comando; Unidade de Direção; Remuneração.

Outra questão, porém da QUADRIX:

QUESTÃO CERTA: Apesar de defender o princípio da hierarquia (ou cadeia escalar ou linha de comando), Fayol entendia que, autorizados pelos respectivos chefes, os subordinados de áreas diferentes poderiam estabelecer relações diretas ou comunicações horizontais. Trata‐se da chamada “Ponte de Fayol”.

Advertisement

Falando do princípio de número 9  – Cadeia de comando (linha de autoridade) – é importante saber que Fayol previu que, para subordinados, haveria a possibilidade de eles estabelecerem relações diretas entre eles.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com o princípio escalar, cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

Uma explicação:

“Cadeia de comando, também conhecida como cadeia escalar, é a linha de autoridade formal em uma organização. Em geral, ela pode ser observada no organograma da organização, o qual identifica os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da estrutura organizacional. Dessa forma, a cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela”.

Dando sequência às questões:

QUESTÃO CERTA: Henry Fayol enumerou vários princípios de Administração. Observou que o giro desnecessário de pessoal é, a um só tempo, a causa e o efeito da má administração. Tal observação está vinculada ao princípio denominado: Princípio da Estabilidade do Pessoal.

Evidente que sim, caro (a) caderneiro (a). Se estamos falando de giro inútil de pessoal, é que a estabilidade dos trabalhadores está comprometida.

QUESTÃO CERTA: Dar tratamento com benevolência e justiça às pessoas, sem dispensar a energia e o rigor necessários, é uma tendência difundida desde a escola clássica de Fayol.

Sim. Estamos diante do princípio da equidade (novamente a equidade é um princípio que muitos não lembram existir ou têm dificuldade de assimilar)

QUESTÃO CERTA: O princípio da remuneração, previsto na teoria da administração clássica, estabelece que o pagamento de salário deve ser condizente com as atividades exercidas pelo empregado.

Perfeito! Percebeu como a remuneração de pessoal, um dos princípios de Fayol, é cobrada?

QUESTÃO ERRADA: Uma das contribuições de Taylor à teoria clássica da administração foi o desenvolvimento do conceito de organização linear, fundamentado nos princípios de unidade de comando ou supervisão única, unidade de direção, descentralização da autoridade e cadeia escalar.

Taylor não, Fayol. Taylor é da Administração Científica. Fayol é que é da Teoria Clássica. Lembrando que essas duas teorias em conjunto formam a Abordagem clássica. Contudo, o item erro ao citar Taylor no lugar de Fayol.