Quais São os Modelos de Comportamento Organizacional?

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Última Atualização 19 de fevereiro de 2022

Modelo sistêmico: A base do modelo são a confiança, comunidade e sentido; a orientação gerencial é cuidado e compaixão; a orientação para os funcionários são a independência psicológica; os resultados psicológicos para os funcionários é a auto-motivação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são de ampla variedade; e os resultados do desempenho são paixão e compromisso com as metas organizacionais.

Modelo apoiador: A base do modelo é a liderança; a orientação gerencial é o apoio; a orientação para os funcionários é o desempenho no cargo; os resultados psicológicos para os funcionários é a participação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de status e reconhecimento; e o resultado do desempenho são desejos despertados.

Modelo protecionista: A base do modelo são os recursos econômicos; a orientação gerencial é o dinheiro; a orientação para os funcionários é a segurança e os benefícios; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência da organização; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de segurança; e o resultado do desempenho é cooperação passiva.

Modelo colegiado: A base do modelo é a parceria; a orientação gerencial é o trabalho em equipe; a orientação para os funcionários é o comportamento responsável; os resultados psicológicos para os funcionários é a autodisciplina; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as auto-atualizações; e o resultado do desempenho é entusiasmo moderado.

Modelo autocrático: A base do modelo é o poder; a orientação gerencial é a autoridade; a orientação para os funcionários é a obediência; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência do chefe; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de subsistência; e o resultado do desempenho é mínimo.

AOCP (2018):

QUESTÃO CERTA: Uma funcionária solteira vive com a mãe viúva e falta com frequência ao trabalho. A gerente a aborda e pergunta de que modo a organização poderia ajudá-la. Quando a funcionária explica que muitas vezes sua mãe não a deixa sair de casa, pois tem apresentado medo de ficar sozinha após a morte do marido, a empresa consegue inserir a mãe em um grupo de idosos de uma ONG com a qual tem parceria, ampliando seu círculo social e melhorando seu quadro. A funcionária passa a faltar menos e a demonstrar maior interesse e cooperação em seu trabalho, facilitando também o trabalho da gerente. Qual modelo de comportamento organizacional a gerente utilizou no caso descrito? Modelo apoiador, baseado na liderança. A orientação gerencial é apoiar, satisfazendo as necessidades de reconhecimento e status do funcionário.

AOCP (2017):

QUESTÃO CERTA: Qual é o modelo de comportamento organizacional cuja orientação para os funcionários é pela independência psicológica e o resultado psicológico para os funcionários é a automotivação? Modelo sistêmico.

AOCP (2014):

QUESTÃO CERTA: Nenhum modelo de comportamento organizacional é suficiente para descrever tudo o que acontece em uma organização, mas a identificação de um modelo ajudará a distinguir um tipo de vida organizacional de outro. A seguir são apresentados alguns modelos de comportamento organizacional, numerados de 1 a 5 e as características de cada um destes modelos. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

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1. Modelo autocrático.
2. Modelo protecionista.
3. Modelo apoiador.
4. Modelo colegiado.
5. Modelo sistêmico.

(2) A base do modelo são os recursos econômicos; a orientação gerencial é o dinheiro; a orientação para os funcionários é a segurança e os benefícios; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência da organização; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de segurança; e o resultado do desempenho é cooperação passiva.
(4) A base do modelo é a parceria; a orientação gerencial é o trabalho em equipe; a orientação para os funcionários é o comportamento responsável; os resultados psicológicos para os funcionários é a autodisciplina; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as auto-atualizações; e o resultado do desempenho é entusiasmo moderado.
(5) A base do modelo são a confiança, comunidade e sentido; a orientação gerencial é cuidado e compaixão; a orientação para os funcionários são a independência psicológica; os resultados psicológicos para os funcionários é a auto-motivação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são de ampla variedade; e os resultados do desempenho são paixão e compromisso com as metas organizacionais.
(1) A base do modelo é o poder; a orientação gerencial é a autoridade; a orientação para os funcionários é a obediência; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência do chefe; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de subsistência; e o resultado do desempenho é mínimo.
(3) A base do modelo é a liderança; a orientação gerencial é o apoio; a orientação para os funcionários é o desempenho no cargo; os resultados psicológicos para os funcionários é a participação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de status e reconhecimento; e o resultado do desempenho são desejos despertados.