Quais São os Fatores do Desempenho?

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Última Atualização 19 de fevereiro de 2022

QUSTÃO ERRADA: As capacidades individuais são o principal elemento responsável pelo comportamento e pela produtividade dos funcionários de uma organização.

DESEMPENHO = COMPETÊNCIA + MOTIVAÇÃO + SUPORTE

A produtividade e desempenho dependem da capacidade do indivíduo, da sua motivação e do suporte organizacional. Prof. Andrea Ribas

QUESTÃO CERTA: Os fatores situacionais que influenciam o desempenho no trabalho do empregado incluem a qualidade dos materiais disponíveis para que ele realize as suas tarefas.

O bom desempenho será resultado da combinação dos três fatores: habilidade, motivação e fatores situacionais (ou suporte).

O fator habilidade envolve reflete os talentos e habilidades do empregado, onde são incluídas características como habilidades interpessoais, inteligência e conhecimento do trabalho.

Já a motivação é a força que estimula as pessoas a agir a qual pode ser afetada por vários fatores externos, mas consiste numa decisão interna.

Os fatores situacionais envolvem um amplo grau de características organizacionais que podem influenciar positiva ou negativamente o desempenho, tais como: qualidade dos materiais, falta de equipamentos, fraca coordenação no trabalho, relações interpessoais deficientes, treinamento inadequado, fraca supervisão, ambiente de trabalho desfavorável, equipe insuficiente para a tarefa, insuficiência de instrução e informação para o desempenho de uma tarefa, recursos humanos e financeiros insuficientes. ”

QUESTÃO CERTA: O suporte técnico e comportamental provido pelas chefias e colegas de trabalho, o significado atribuído pelos empregados às suas atividades e suas capacidades laborais ilustram aspectos que interferem no desempenho de indivíduos e de equipes de trabalho.

Desempenho = Suporte organizacional + Competência técnica + Motivação.

Suporte de chefes e colegas (sinergia), significado atribuído às atividades (valorização) e a capacidade laboral (desempenho) interferem tanto no desempenho quanto no trabalho em equipe.

QUESTÃO CERTA: O conceito de sinergia retrata a relação autoridade-responsabilidade que une superiores e subordinados em uma organização, fazendo que a ordem flua do executivo, no topo da organização, até o empregado, no nível mais baixo.

QUESTÃO CERTA: O número suficiente de funcionários e de habilidades, a autonomia e os sistemas de recompensas não garantem o sucesso das equipes, que depende, ainda, do investimento feito pelas organizações no suporte necessário para que essas unidades se tornem eficientes e eficazes.

QUESTÃO CERTA: Inovação, promoção, desenvolvimento, organização, produção, inspeção e manutenção são competências necessárias ao bom desempenho da equipe.

Margerison e McCann sugerem uma roda da equipe composta por nove fatores de desempenho (ou participantes) que precisam estar presentes em toda equipe:

1.      Assessoria: fator relacionado a dar e receber informação.

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2.      Inovação: fator relacionado com a criação e a experimentação de novas ideias.

3.      Promoção: fator relacionado com a identificação e exploração de oportunidades.

4.      Desenvolvimento: fator relacionado com a avaliação e o teste de aplicabilidade de novas abordagens.

5.      Organização: fator relacionado com o estabelecimento e a implementação das maneiras de trabalhar.

6.      Produção: fator relacionado com a conclusão e a entrega de resultados.

7.      Inspeção: fator relacionado com o controle e a auditoria dos sistemas de trabalho.

8.      Manutenção: fator relacionado com a salvaguarda de padrões e processos.

9.      Ligação: fator relacionado com a coordenação e a integração do trabalho dos membros da equipe.

Equipes eficazes demonstram um foco em todos os nove fatores. Em geral, elas possuem membros que atuam como assessores, outros como inovadores, desenvolvedores, organizadores, integradores, etc. Os oito fatores arranjados ao redor do centro da roda de trabalho em equipe mostram as funções da equipe de trabalho e apresentam forte interdependência. O nono fator – ligação, cuja atividade é interligar e inter-relacionar – no centro da roda é uma característica compartilhada com as outras oito funções no sentido de integrar e compor. É o papel de juntar as competências e extrair resultados multiplicados.

QUESTÃO CERTA: Os fatores positivos do relacionamento são constatados nas características atitudinais e comportamentais dos membros de uma equipe e refletem em melhoria de desempenho/produtividade. Assinale a alternativa que apresenta algumas das características atitudinais e comportamentais de equipes eficazes: confiança interpessoal; compromisso organizacional; menor rotatividade e aumento das ações de cidadania organizacional.

Equipes eficazes:

É definida por três critérios:

A) resultado produtivo;

B) satisfação pessoal; e

C) comprometimento.

O elemento fundamental desse tipo de equipe é o compromisso (real) com um objetivo comum.

Fonte: Livro – Gestão de Pessoas – Cristiana Duran