Quais São As Dificuldades na Comunicação?

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Última Atualização 8 de fevereiro de 2022

Você sabe quais são as dificuldades na comunicação? Depois de conferir esta dica, não se esqueça de conferir aquela em que tratamos dos ruídos na comunicação.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: No processo de comunicação, os problemas mais comuns com o receptor são a falta de disposição para ouvir, desatenção e reação apressada às mensagens.

Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, a recepção e interpretação da informação e dos significados. Esses problemas podem ser no EMISSOR, DESTINATÁRIO ou no PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.

DIFICULDADES COM O EMISSOR Os principais problemas que comprometem o desempenho dos emissores no processo de comunicação são:

.falta de disposição para falar – receio do efeito que a mensagem pode provocar ou a percepção de que um problema é de outra pessoa,

. Sobrecarga de informações – quando o emissor cria uma quantidade exagerada de informação,

. Complexidade – exemplo: muitas sentenças separadas,

. Incorreção da linguagem : bloqueia a comunicação,

. Codificação incorreta: quando o emissor envia mensagem diferente da que pretendia ou deveria.

DIFICULDADES COM O RECEPTOR

Problemas comuns:

. Falta de disposição para ouvir: contrapartida da disposição para falar

. Desatenção – ex: problemas na fonte, sobrecarga e complexidade das mensagens.

. Reação apressada – ex: receptor interrompe emissor

DIFICULDADES COM O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Os problemas no processo ou sistema de comunicação podem ser:

. Falta de códigos ou sistema de comunicação comuns; (funilaria x lanternagem)

. Vocabulário; . Diferença em relação ao nível de escolaridade.

FGV (2020):

QUESTÃO CERTA: Ao retornar de férias, o funcionário de um órgão público encontrou 400 novas mensagens em sua caixa de correio eletrônico, contendo comunicações internas, informações de órgãos de controle, além dos e-mails do seu chefe, dos membros de sua equipe e de outros clientes internos. Poucos dias depois, seu chefe perguntou-lhe por que não havia respondido a uma determinada mensagem, que continha informações sobre um novo e importante projeto. A barreira à comunicação que melhor explica o que pode ter havido é: sobrecarga de informações.

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CEBRASPE (2004):

QUESTÃO CERTA: Interromper a fala dos outros com frequência é um tipo de comportamento que dificulta o funcionamento de um grupo de trabalho e pode prejudicar o desempenho da tarefa.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO ERRADA: Considere a seguinte situação. Um usuário, ao ser atendido em uma instituição pública, recebeu as informações solicitadas, de maneira pouco atenciosa por parte do atendente, o que causou descontentamento e queixas a respeito do atendimento. Nessa situação, a queixa é improcedente, pois o tipo de contato estabelecido pelo atendente, ou seja, com desatenção ao usuário, não caracteriza uma falha no atendimento.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO ERRADA Existem diferentes tipos de usuários, mas a maneira de se relacionar com eles deve ser sempre a mesma, pois as relações no atendimento ao público são padronizadas.